sexta-feira, 25 de novembro de 2016

QUINTA SEÇÃO – SALMO 119:37

Salmo 119:37 – “Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.”Muito daquilo que faz o nosso coração inclinar-se em sentido contrário aos desígnios divinos, tem sua origem naquilo que nossos olhos contemplam. Os olhos de Eva foram a sutil porta por meio da qual ela enveredou quando de sua desobediência ao Mandamento Divino, por isso o texto bíblico afirma: “Vendo a mulher que a árvore era [...] agradável aos olhos” [Gênesis 3:6]. Reconhecendo que seus olhos podiam fazê-lo apegar-se à vaidade, o salmista suplicou ao Senhor: “Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade”! Este não foi, porém, o único pedido do salmista nesta oração. Ele ainda clamou ao Senhor: “vivifica-me”, em outras palavras, restaura a minha vida espiritual ou ainda, mantenha-me espiritualmente vivo. A expressão “no teu caminho” sugere que o salmista ansiava por experimentar a vivificação a partir da Palavra de Deus, pois o vocábulo “caminho”, utilizado neste Salmo é uma das palavras utilizadas para referir-se aos Mandamentos Divinos. O salmista, não se sentindo satisfeito com seu estado espiritual, ansiava por mais: Ele desejava experimentar uma restauração espiritual enquanto trilhava sua jornada de acordo com os caminhos do Autor da Vida!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: