segunda-feira, 8 de abril de 2019

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE LUCAS - CAPÍTULO 7

O capítulo 7 do Evangelho Segundo Lucas mostra-nos um encontro muito especial. De um lado, Jesus, que, acompanhado por muitos dos Seus discípulos e uma grande multidão, entrava na cidade de Naim, e do outro, uma viúva que, fazendo-se acompanhar por uma grande multidão, saía da cidade de Naim para o sepultamento do seu filho único. Os olhos de Jesus, sempre atentos à dor humana, contemplaram aquela viúva no meio da grande multidão! Ele a viu e, tendo Sua compaixão foi acionada ante a dor daquela mãe, aproximou-se dela para dizer-lhe: Não chores!” [Lucas 7:13]. Jesus, no entanto, não se aproxima apenas daquele que suporta a dor do choro, mas, com terna compaixão, aproxima-se da origem daquela dilacerante dor, ou seja, a morte, para dizer: Jovem, eu te mando: levanta-te!” [Lucas 7:14]. A sobrenatural consequência deste singular encontro está descrita no versículo 15, quando se diz: “Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe”. A dádiva daquele encontro não alcançou apenas a mãe e seu único filho, mas seus respingos atingiram a todos os que participaram daquele encontro, por isso se diz: “Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo” [Lucas 7:16]. O encontro com Jesus sempre será surpreendente, pois os seus efeitos serão sentidos por muitos, e não apenas por aqueles que, aos nossos olhos, seriam seus únicos beneficiados!
A. M. Cunha

Um comentário:

Rocha disse...

O que me chamou à atenção, foi a ausência de destaque na fé. Jesus não comentou sobre o assunto. Ele apenas teve compaixão. Iniciativa própria para a dor de alguém que tinha uma característica: viúva. Era seu único filho. Jesus deixou à igreja a missão de cuidar das viúvas e Ele deixou este exemplo também. Amém.