domingo, 17 de novembro de 2019

APERFEIÇOANDO AS ORAÇÕES QUE REALIZO E AQUELAS DE QUE SOU ALVO


[4] Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, [5] estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, [6] para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. [7] Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.”
Filemom 1:4-7

Os destinatários das cartas escritas pelo apóstolo Paulo eram comumente abençoados com orações específicas do apóstolo em seu favor. Filemom também foi alvo desta benção. A seu respeito, Paulo fez uma bela oração de gratidão. Lembrar-se de Filemom era, para Paulo, uma ocasião para orar a Deus em gratidão pela vida desse discípulo de Jesus, no que se refere ao seu amor e a sua fé!

Quando contemplo as orações do apóstolo Paulo, tais como a constante desta Carta, dois tipos de inquietantes perguntas surgem em minha mente: O primeiro tipo diz respeito às orações que meus irmãos fazem por mim e o segundo, às orações que faço por eles.

Que espécie de oração minha vida tem despertado? Quando meus irmãos se lembram de mim, pelo que eles oram? Minha vida lhes desperta gratidão? O modo como minha vida espiritual é conduzida provoca inquietações em sua alma? Ao se lembrarem de mim, eles são tomados de preocupação com respeito ao meu estado espiritual?

E quando oro por meus irmãos, pelo que oro com frequência? Dos meus lábios emergem palavras de gratidão? Quando contemplo suas vidas, minha percepção espiritual ocupa-se com a tarefa de buscar motivos de gratidão? Sou zeloso o suficiente na busca das palavras que eles tenham dito ou dos atos que eles tenham realizado que tenham, direta ou indiretamente, abençoado o povo de Deus? Quando contemplo suas vidas, tenho sido despertado para a gratidão?

Não pretendo com tais perguntas despertar alguma espécie de acusação com respeito às orações de que sou alvo ou às orações que realizo. Meu propósito é despertar-me para o fato de que devo buscar ser, a cada dia, minha melhor versão espiritual, inclusive no que se refere às orações que de que sou alvo e àquelas que realizo. Com o auxílio do Espírito Santo continuarei perseguindo este propósito!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: