segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

REFLETINDO PARA ORAR: FILIPENSES 2:2-3 – PARTE 2


Já vimos que o apóstolo Paulo, no texto de Filipenses 2:2-3, exercendo sua autoridade apostólica, ordenou aos filipenses que completassem a sua alegria. Concluímos nosso último post apresentando a tese de que o conteúdo destes dois versículos constitui o que podemos denominar de condutas comunitárias que intensificam a alegria.

Antes, porém, de abordarmos cada uma destas condutas comunitárias, é oportuno que se destaque que o norte hermenêutico [um importante caminho para interpretar], necessário à adequada compreensão do texto de Filipenses 2:2-3, está vinculado à palavra “unidade”, que implicitamente está presente em todo o texto, como se pode observar nas seguintes expressões: “mesma coisa”, “mesmo amor”, “unidos de alma” e “mesmo sentimento”. A unidade é um conceito bíblico crucial no cristianismo, a ponto de a Escritura indicar que a ela está vinculada ao Espírito, porque Dele se origina [Efésios 4:3] e à fé, porque a ela se refere [Efésios 4:13]. Por isso é possível afirmar que o Espírito Santo é a origem da unidade da fé.

Outro importante ponto que merece ser aqui destacado, é o fato de que a ordem do apóstolo Paulo indicava que a complementação da sua alegria somente poderia ser cumprida no contexto da vida comunitária dos filhos de Deus. É o que se conclui, por exemplo, do uso que o apóstolo faz dos seguintes vocábulos e expressões: “penseis”, “tenhais”, “sejais”, “Nada façais” e “considerando cada um os outros”. Estes vocábulos e expressões, por estarem no plural, pressupõem a vida em comunidade do povo de Deus. Assim, quando a igreja desfruta de uma profunda qualidade em sua vida comunitária, a alegria dos seus membros será intensificada e esta comunidade poderá ser conhecida como a comunidade da alegria!
A. M. Cunha


ORAÇÃO:

Senhor Jesus, desperta em nós o desejo de vivermos em unidade. Faz-nos entender que unidade tem sua origem no Teu Espírito, pois, por mais que vivamos em unidade, ela não é nossa, mas é a unidade do Espírito. Desperta-nos para um maior comprometimento na vida em comunidade, pois quanto maior for a qualidade de nossa vida corporativa, maior será a alegria que desfrutaremos como povo de Deus!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: