segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

REFLETINDO PARA ORAR: FILIPENSES 2:2-3 – PARTE 3


As condutas que intensificam a alegria no povo de Deus, como vimos, possuem uma dupla perspectiva: Em primeiro lugar, são caracterizadas pela unidade e, em segundo lugar, devem ser vivenciadas no contexto da vida comunitária. A primeira dessas condutas é a unidade de pensamento. O apóstolo Paulo diz “completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa [Filipenses 2:2]. A unidade de pensamento no contexto de uma comunidade cristã somente será possível se, e somente se, tal pensamento tiver origem em Deus. Isto se deve ao fato de que é peculiar à natureza humana tentar fazer prevalecer o pensamento de determinado indivíduo, que, por vezes, é mau [Jeremias 4:14] e cheio de iniquidade [Isaías 59:7], em detrimento do pensamento dos demais. Se o padrão para a unidade de pensamento for o próprio homem, haverá, sem sombra de dúvidas, uma guerra de pensamentos travada entre os membros dessa comunidade, o que, por fim, causará graves lesões para o implemento e a manutenção da unidade de pensamento.

É por isso que afirmamos que a unidade de pensamento requer um pensamento superior para que os pensamentos da comunidade sejam adequadamente orientados, conduzidos e direcionados. Somente Deus é possuidor de pensamentos dotados de superioridade, perfeição e plenitude e, por conseguinte, capazes de reger os rumos e o ritmo da vida comunitária. Deus é o outro absolutamente superior, cujos pensamentos, cheios de amor, graça e misericórdia, regem com excelência a vida de uma comunidade! Os pensamentos de Deus são mais altos que os pensamentos de qualquer ser humano [Isaías 55:9], consequentemente, são os únicos pensamentos capazes de conferir unidade à vida comunitária, sendo esta, portanto, uma das razões pelas quais os seus membros devem viver em absoluta e irrestrita sujeição aos pensamentos divinos!

Portanto, os membros de uma comunidade experimentarão uma indescritível alegria quando os seus pensamentos estiverem sob a regência dos pensamentos divinos, os quais são profundos [Salmos 92:5], preciosos [Salmos 139:17], mais elevados [Isaías 55:9] e cheios de paz [Jeremias 29:11]. Os pensamentos de Deus, por serem superiores, perfeitos e plenos, devem, podem e estão perfeitamente habilitados para reger os rumos da vida em comunidade!
A. M. Cunha

ORAÇÃO:
Senhor, meu Deus, faça-me honrar os Teus pensamentos! Ajuda-me a entender que a unidade de pensamento, que alimentará e intensificará a verdadeira alegria no Teu povo, é aquela que tem origem nos Teus pensamentos! Que não haja em mim apego egoísta aos meus pensamentos, mas devoção e absoluta entrega aos Teus pensamentos que são superiores, perfeitos e plenos!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: