sábado, 8 de fevereiro de 2020

UM CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO

Em 20/03/2001, enquanto mantinha comunhão com o Senhor Jesus, fui conduzido a perceber a importância de um coração alegre. Segue abaixo um resumo desta percepção, fundamentada em Provérbios 17:22.

1) O que o texto está dizendo sobre Deus? O Senhor, em Sua soberania, revela a importância da alegria do coração, bem como não deixa dúvidas acerca da autoagressão que é provocada pelo espírito abatido. Há neste versículo uma profunda demonstração da onisciência de Deus que, em tão poucas palavras, revela os rumos que a nossa vida terá caso: vigor [o bom remédio que decorre do coração alegre] ou abatimento [a sequidão dos ossos que advém de um espírito abatido].

2) Qual é a vontade de Deus expressa no texto? Devemos diligentemente utilizar o bálsamo do coração alegre e rejeitar, com todas as forças, o veneno do espírito abatido.

3) Quais são as promessas de Deus para mim, minha família e igreja? Primeiro, se vivermos na dimensão da alegria do coração, teremos um remédio “bom” (sem contra indicações) que desfará as enfermidades de nossa alma. Alma enferma significa “alma dominante” e “espírito subserviente” às inclinações da alma. O nosso espírito está em constante luta contra a alma e suas inclinações decadentes. Quando andamos no Espírito, o Senhor libera o fruto do Espírito em nós e uma semente germina no interior do nosso espírito, produzindo uma árvore frutífera, cujo fruto é o Fruto do Espírito. Veja que o fruto do Espírito é como um “poncã” [mexerica ou tangerina] que possui vários gomos. Cada gomo destrói uma enfermidade, por exemplo: o amor desfaz o ódio, a bondade desfaz a maldade, a fidelidade desfaz a infidelidade, etc... Quando o Espírito frutifica em nossa vida, o gozo do Senhor é introduzido em nós e recebemos os benefícios da Sua cura. Segundo, se o nosso espírito é abatido, definhamos a ponto de secar os nossos ossos. Os ossos são responsáveis pela sustentação do corpo. Assim, quando guerreamos contra o abatimento de nosso espírito, estamos na verdade, construindo uma estrutura sólida em nosso viver cristão, que contribuirá para que tenhamos uma estabilidade firme e duradoura.

4) Quais são os pecados apontados? O abatimento de nosso espírito, esse é o pecado. O espírito que o Senhor colocou no homem é como o cordão umbilical: é o único canal de comunicação orgânica entre a mãe e o feto. Assim também é o nosso espírito, ele é o único canal de comunicação entre nós e o Pai. Quando nos comunicamos com o Pai, o fazemos pelo nosso espírito. Neste mundo, vivemos numa espécie de vida intrauterina: somos protegidos pelo Senhor, somos alimentados pelo Senhor, somos conduzidos pelo Senhor, onde o Senhor está, ali estamos nós – assim, constantemente recebemos a vida do Pai. Oh! Amados, o abatimento de nosso espírito representa a morte da função comunicativa de nosso espírito. Assim, isto representa a falta de comunhão com o Pai. Quanto mais nos afastamos do Pai, tanto mais deixaremos de receber a Sua vida: Estaremos sem vida! A morte é, na sua essência, a inexistência de vida. Sem vida o império da morte é instalado. Que o nosso espírito esteja sempre em comunhão com o Pai!

5) Há um exemplo de vida a ser seguido? Sim! O exemplo que temos a seguir é o próprio Senhor Jesus. O texto diz que o “o coração alegre é como o bom remédio”. Nos dias de sua carne, o Nosso Senhor Jesus Cristo visitou muitas pessoas, libertando-as de suas enfermidades. Jesus é o “bom remédio”! Quando nos deixamos usar pelo Senhor, para sarar a vida de nossos irmãos, vivemos na dimensão do coração alegre e liberamos o “bom remédio” para nós e para nossos irmãos. Devemos viver como Jesus viveu, pois Ele esqueceu os Seus interesses e deu a Sua vida por nós, assim, devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos, liberando, desta forma, “o bom remédio” como sustentação da vida de nossos irmãos. Isto é a cura dos ossos para que nossos irmãos estejam sustentados no Senhor.

6) Quais são as atitudes que devo mudar em minha vida? Não devo permitir que o meu espírito seja abatido. Como fazer isto? Devo nutrir comunhão com o Pai. Devo estar reunido com os irmãos para receber e liberar “o bom remédio”, sarando, desta forma, as enfermidades na vida dos irmãos. Desta forma, o Corpo de Cristo estará organicamente sadio e expressará a Glória do Pai.
A. M. Cunha

3 comentários:

Luís Ribeiro disse...

Caro irmão Ari, essa palavra tocou fundo no meu coração!!! Que Deus continue usando-o para sua obra como certamente o tem usado. Muito obrigado.... Abs, irmãos Luís e Cleide

Unknown disse...

Arisvaldo. Deus continue te usando. Estou aprendendo mais com esses estudo. Maravilhoso.

arimarinho.blospot.com disse...

Obrigado, irmãos! Que Deus os abençoe!