sábado, 2 de maio de 2020

ATRIBUTOS DE DEUS - ONIPRESENÇA


O nosso Deus não sofre limitações impostas pelo tempo, e, na mesma medida, jamais poderá se limitado pelo espaço, pois Ele é onipresente! De acordo com o teólogo Wayne Grudem, a onipresença de Deus pode ser definida com as seguintes palavras: “Deus não tem tamanho nem dimensões espaciais e está presente em cada ponto do espaço com todo o seu ser”. Deus é, portanto, Senhor do espaço e não sofre quaisquer limitações de natureza espacial.

O profeta Jeremias afirma o seguinte: “Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra?” [Jeremias 23.23-24].

O fato de Deus ser onipresente não deve nos fazer pensar que Ele enche todo o espaço, pois o espaço somente pode ser ocupado pela matéria, e Deus, por outro lado, é “espírito” [João 4.24]! Teremos uma maior precisão teológica se, em vez de afirmarmos que Deus está aqui ou acolá, afirmamos que Ele se manifesta no espaço, de forma simultânea, plena e absoluta! Por se manifestar em cada ponto do espaço com todo o Seu Ser, Deus não necessita ir de um lugar para o outro para ser, agir, falar, estar ou pensar, pois o espaço não pode impor Lhe impor quaisquer limitações!

O profeta Isaías anuncia que a manifestação de Deus no espaço, que pode muito bem ser definida como “A presença de Deus”, é propositada, ou seja, jamais será sem propósito definido, ao contrário, manifesta-se com intenção, com objetivo e com propósito. Em suas palavras o profeta assim revela o pensamento divino acerca da Sua Onipresença: “Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” [Isaías 57:15]!

A majestade desse atributo divino é revelado pelo salmista com as seguintes palavras: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” [Salmo 139.7-10]!
Maravilhoso é o Nosso Deus, pois Ele é Onipresente!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: