segunda-feira, 24 de outubro de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 10

Falar, ouvir e ver são três importantes faculdades que Deus nos concedeu e que nos conectam com o mundo à nossa volta. O capítulo 10 do Evangelho Segundo Marcos conta-nos a história de um homem. Pouco se diz a seu respeito, apenas que era mendigo, cujo nome era Bartimeu, filho de Timeu e cego, portanto, desprovido de uma das três faculdades acima mencionadas. O texto sugere que aquele cego estava assentado à beira do caminho, empreendendo sua luta diária pela sobrevivência!

Quando Jesus saía de Jericó, aquele cego fez uso das outras duas faculdades que possuía, falar e ouvir, de modo que a falta da visão não o impediria de ter um poderoso encontro com Jesus Cristo! Primeiramente, ele “ouviu” que era Jesus que estava passando por aquele caminho e depois, usando a fala, “pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” [Marcos 10:47]. Concluímos, portanto, que Bartimeu agarrou-se às faculdades que possuía [ouvir e falar], com o objetivo de, uma vez tendo se encontrado com Jesus, recuperar a faculdade que não possuía [a visão]!

Obstáculos, no entanto, sempre surgem quando usamos o que temos para conquistar o que não temos! Não foi diferente com Bartimeu, que teve que enfrentar a repreensão de muitos que pediram que ele se calasse [Marcos 10:48]. Ele, no entanto, “cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” [Marcos 10:48].

Qual não deve ter sido sua alegria quando ouviu: “Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.” [Marcos 10:49]? Encontros eternos e maravilhosamente transformadores aguardam aqueles a quem Jesus chama! A narrativa histórica de Bartimeu foi assim concluída: “E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” [Marcos 10:52]!

A. M. Cunha

Nenhum comentário: