domingo, 1 de janeiro de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 4

O nascimento de Jesus Cristo foi o meio escolhido para que Deus habitasse entre os homens! Jesus nasceu com o propósito de suprir a real necessidade do homem, qual seja, experimentar uma profunda restauração na sua comunhão com Deus. Portanto, é possível concluir que o processo de humanização de Cristo somente se completou quando Ele, efetivamente, viabilizou o acesso da humanidade ao suprimento de sua mais real necessidade: Ter restaurada a sua comunhão com Deus! Como vimos nas lições anteriores, o Senhor Jesus viu a necessidade, compreendeu que a restauração da comunhão com Deus era, de fato, a real necessidade que pesava sobre a história humana e, por fim, supriu a necessidade da humanidade.

Apenas o nascimento de Cristo não seria suficiente para proporcionar o suprimento da necessidade humana. A humanização de Jesus Cristo, que teve o seu início com o Seu nascimento, somente se completou quanto Ele vivenciou outras três importantes etapas, as quais podem ser resumidas nas seguintes palavras: crescer, viver e, por fim, morrer. Portanto, estas quatro palavras – nascer, crescer, viver e morrer –, demonstram como a humanização de Cristo se completou. Somente quando estas quatro etapas foram concluídas é que se pode afirmar que a real necessidade humana foi efetivamente suprida.

A humanização de Cristo foi necessária para transformar a vida daqueles que, sem a obra de Cristo, estavam e permaneceriam separados de Deus para sempre! Aqueles que são discípulos de Cristo devem seguir os Seus passos. É por isso que se pode afirmar que os cristãos devem experimentar um processo de humanização semelhante ao que Cristo vivenciou, para que possam, enfim, atuar como auxiliares de Cristo na gloriosa tarefa de restaurar a comunhão dos homens com Deus!

Nosso objetivo a partir deste momento é apresentar uma breve análise acerca das quatro etapas da humanização de Cristo – nascer, crescer, viver e morrer –, e tudo com o propósito de aplicá-las ao nosso estilo de vida. Sem essa análise e, obviamente, sem essa aplicação, nós não teremos uma adequada compreensão da humanização de Cristo e dos seus efeitos na vida das pessoas com as quais convivemos.

Uma vez que Cristo nasceu para transformar a vida das pessoas para sempre, aqueles que são Seus seguidores devem também experimentar um nascimento com idêntica perspectiva do nascimento vivenciado por Cristo. Então vejamos em primeiro lugar: 

·        CRISTO NASCEU COMO OBRA DO ESPÍRITO DE DEUS: O nascimento de Jesus Cristo foi um acontecimento espiritual, como diz o texto bíblico, “o que nela foi gerado procede do Espírito Santo” [Mateu 1:20]. No princípio, o verbo estava com Deus e era Deus. Esta era a natureza até então conhecida de Cristo. No entanto, quando Cristo nasceu, ele manifestou a natureza humana! A vida do homem foi visivelmente introduzida em Cristo. Isto somente foi possível pela ação do Espírito Santo! 

·        O NOVO NASCIMENTO É OBRA DO ESPÍRITO DE DEUS: Cada um dos discípulos de Cristo, antes de terem nascido de novo, estavam separados de Deus como consequência do pecado. Cristo veio para que crêssemos nEle e, crendo, nos tornássemos filhos de Deus, conforme João 1:12. De acordo com 1 João 5:1, “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”. Podemos concluir, portanto, que o novo nascimento é obra do Espírito de Deus! Desse modo, o novo nascimento, assim como o nascimento de Jesus, decorre da obra do Espírito Santo! 

O nascimento foi a primeira etapa da humanização de Cristo. Esse nascimento, como vimos, ocorreu como consequência da obra do Espírito de Deus! De igual modo, o novo nascimento, operado em nós, é também uma obra do Espírito Santo! Somos uma nova criação espiritual! Nossa humanização segue, portanto, os mesmos passos da humanização de Cristo.

Por conseguinte, o início de nossa humanização é espiritual e não poderia ser diferente. Concluímos, portanto, que as nossas qualificações ou habilidades pessoais não são suficientes para fazer com que nós experimentemos um processo de humanização similar ao que Cristo vivenciou. Isso somente poderá acontecer em nossa vida mediante uma poderosa ação do Espírito Santo! Ninguém jamais será semelhante a Jesus por seus próprios esforços, mas unicamente por obra do Espírito Santo de Deus!

A. M. Cunha


Nenhum comentário: