domingo, 15 de janeiro de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 6

Servindo melhor a Deus com um crescimento físico equilibrado

 

O texto de Lucas 2:52, como já foi visto ao longo desta série, demonstra que Jesus cresceu em quatro dimensões, a saber: Dimensão física, dimensão intelectual, dimensão social e dimensão espiritual! O nosso Senhor Jesus Cristo cresceu na dimensão física. Existe um questionamento que precisamos responder: Por que Cristo precisava crescer fisicamente? Uma das possíveis respostas é a seguinte: Ele precisaria de um corpo fisicamente resistente e saudável para servir melhor a Deus!

A narrativa bíblica evidencia que Cristo possuía uma incrível resistência física. Podemos confirmar isso considerando a forma como Jesus conseguia suportar as longas horas de exposição ao sol para ensinar os seus seguidores, bem como, observando como Ele suportou o sofrimento decorrente das torturas a que foi submetido, desde sua condenação até o momento da Sua morte. Concluímos, portanto, que quanto melhor estivesse a saúdo do corpo físico de Jesus, mais intenso seria o serviço que Ele prestaria ao Pai Celestial!

Tal como nosso Senhor Jesus, nós também devemos ter um corpo fisicamente resistente e saudável para que possamos servir melhor a Deus. Por isso, é necessário que cuidemos adequadamente do nosso corpo. Paulo nos diz que “tudo o que fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. [...] A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;”Colossenses 3:23-24.

 

GOSTARIA DE CONVIDAR VOCÊ A REFLETIR UM POUCO NOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

(Tudo isso é uma forma que o ajudará a cuidar melhor de seu corpo)

 

1)      Como está o seu repouso noturno? Sabemos o que acontece quando não desfrutamos de uma boa noite de sono: sentimo-nos mais estressados, emocionalmente exaustos e mais irritados do que o normal. Quando dormimos, ocasião em que não realizamos nenhum trabalho consciente, Deus miraculosamente recompõe as nossas energias, restaura o vigor das nossas células e promove uma verdadeira renovação cerebral. O sono é, sem dúvida, uma dádiva de Deus! Nossa melhor resposta para esta dádiva divina não poderia ser outra, a saber, organizarmos nossa agenda diária e as nossas prioridades para que tenhamos uma boa noite de sono!

2)      Você tem praticado exercícios físicos com regularidade? Para o cristão, a prática do exercício físico não pode ter por fundamento a exclusiva obtenção de uma boa estética, como tem sido pregado nesta era de supervalorização do corpo. A prática de exercícios físicos é uma atitude importantíssima para termos uma saúde equilibrada, e, por consequência, obteremos uma melhor qualidade de vida para servirmos a Deus com excelência!

3)      Você pratica a reeducação alimentar? Quando abordamos a necessidade de uma reeducação alimentar, partimos do pressuposto de que a nossa alimentação merece reparos. Tal afirmação está absolutamente correta. É por isso que precisamos eliminar hábitos alimentares que sejam nocivos para a saúde, substituindo-os por novos hábitos que estejam voltados para uma alimentação mais saudável.

4)      Você tem dedicado algum tempo para a prática de atividades que o ajudem a reduzir o stress do dia a dia? Sua qualidade de vida será muito melhor se você começar a viver assim. Algo que poderá ajudar muito é desenvolver o hábito de enxergar as coisas belas que existem na vida, mesmo que estejamos enfrentando situações problemáticas que nos causam angústia? Quando estamos focados apenas nos problemas, contribuímos para que estes mesmos problemas pareçam mais pesadas do que realmente são. Contudo, quando buscamos olhar para as coisas belas que a vida oferece, adquirimos mais força para enfrentarmos os problemas e isso contribui para a diminuição do stress em nossa vida.

Todas estas condutas poderão ajudar você a manter a saúde de seu corpo físico. Acredite, sua saúde melhorará muito se você praticar estas condutas! Assim, você proporcionará as condições adequadas para servir melhor a Deus com o seu corpo físico! Tudo isso será muito útil para nós, pois, como nos diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:19, o nosso corpo é santuário do Espírito Santo!

A. M. Cunha


Nenhum comentário: