domingo, 12 de fevereiro de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 10

Viver, um aspecto relevante da humanização – O viver de Cristo

 

Como vimos, o processo de humanização de Cristo seguiu quatro etapas: nascer, crescer, viver e morrer. Nas lições anteriores comentamos resumidamente sobre as duas primeiras etapas: nascer e crescer. Chegamos a mais uma etapa: O VIVER DE CRISTO. Nessa etapa, não há espaço para sermos meros expectadores da vida. Viver significa ser um partícipe da vida, ser alguém que faz o que é necessário fazer para que a vida seja efetivamente desfrutada. Este é, portanto, um estágio muito importante! Não podemos nos esquecer de que o termo “humanização” tem sido utilizado por nós para designar um conjunto consciente de ações cujo propósito é satisfazer a necessidade da humanidade, que é ter a sua comunhão com Deus restaurada! Por isso, não podemos ser meros expectadores na vida cristã; ao contrário, devemos ser atores, pessoas que praticam o que é necessário praticar para que a vida seja desfrutada em toda a sua potencialidade.

A CONSCIÊNCIA DE VIDA EM JESUS

Quando olhamos para Jesus, percebemos que Ele tinha plena consciência de vida. O Novo Testamento começa dizendo que a vida estava nEle, conforme lemos em João 1:4. O texto de João 10:10, revela que Jesus sabia o motivo pelo qual veio ao mundo, qual seja, para que tivéssemos vida. Em João 10:11 vemos que Jesus dá a Sua vida pelas ovelhas. Um pouco mais adiante Jesus diz que Ele é a vida – João 14:6. Portanto, todos esses textos bíblicos anunciam que Jesus era a vida e, portanto, a vida estava Nele. Jesus, contudo, não sabia apenas o que Ele possuía e o que Ele era, Ele compreendia perfeitamente a Sua missão e como Ele a realizaria, ou seja, Ele desejava que nós também tivéssemos vida, bem como, Ele sabia como faria isso acontecer: Ele daria a Sua vida por nós! A essa maravilhosa percepção de Jesus acerca de Si mesmo, nós chamamos de Consciência de Vida em Jesus!

NÓS PODEMOS TER A CONSCIÊNCIA DE VIDA

Como visto acima, Jesus deu a Sua vida pelas ovelhas e Ele mesmo é a vida. Então, fica fácil percebermos que Jesus deu a Si mesmo pelas ovelhas! É por isso que o apóstolo João nos diz que aquele que tem o Filho tem a vida – I João 5:12. O apóstolo Paulo confirma esse entendimento do apóstolo João com as seguintes palavras: “para mim, o viver é Cristo,” – Filipenses 1:21.

Um dos aspectos mais importantes da humanização é a consciência de vida. Eu e você precisamos estar conscientes de que temos vida e que esta vida é Cristo. Uma vez que somos seguidores de Cristo, a consciência de vida que possuímos deve estar alinhada com a Consciência de Vida de Jesus Cristo! Tudo o que Jesus fez, Ele o fez para que nós pudéssemos ter a Vida que Ele nos estava oferecendo. Como Jesus tornou isso possível? Ele deu a Si mesmo por nós! Está mais do que na hora de deixarmos a arquibancada da vida e entrarmos no palco, para darmos a nossa contribuição no brilhante espetáculo da vida, pois a humanidade também está sedenta para receber a vida que Cristo tem a oferecer!

O modo como Jesus viveu demonstrou que Ele foi um promotor da vida! Em todos os aspectos do Seu viver, Ele jamais se esqueceu de que a Sua missão era restabelecer a comunhão do homem com Deus! Jesus viveu com profundidade Sua vida espiritual, deixando-nos um valioso exemplo de como devemos viver! Nos próximos episódios, ainda que resumidamente, abordaremos alguns dos aspectos da prática espiritual de Cristo. Veremos que Ele foi um agente da adoração, da oração, da palavra, da comunhão, da salvação e da cura.

A. M. Cunha


Nenhum comentário: