domingo, 5 de março de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 13

Oração – Uma importante ferramenta para a vida cristã

 

A vida de Nosso Senhor Jesus Cristo estava profundamente ligada à prática da oração. No que se refere à oração particular, Ele orava antes, durante e depois da realização de determinadas tarefas. Quanto à oração corporativa, o Senhor Jesus gostava de estar nas sinagogas e ao lado dos Seus discípulos praticando a oração corporativa. Ele não somente praticava a oração, mas ensinava os Seus discípulos os pontos elementares de uma vida de oração.

 

DESFRUTANDO DEUS E O SEU PODER

 

Toda a revelação bíblica demonstra dois importantes aspectos acerca do nosso Deus: O que Ele é e o que Ele faz.

 

Nesse sentido, a oração é uma poderosa ferramenta que nos permite desfrutar o que Deus é e o que Ele faz. Por intermédio dela podemos ter comunhão com Deus, adorá-lO, louvá-lO, contemplá-lO, exaltá-lO, ou seja, podemos desfrutar daquilo que Ele é. Igualmente, por intermédio da oração, podemos desfrutar do poder de Deus, ou seja, de tudo aquilo que Ele faz! Isto ocorre porque, quando oramos as janelas do poder de Deus são abertas para nós. Por isso, podemos experimentar a cura, a libertação, o livramento, as bênçãos de Deus e as Suas promessas!

Outro importante aspecto acerca da oração é digno de nota. Além de podermos desfrutar, pessoalmente, daquilo que Deus é e daquilo que Ele faz, por intermédio da nossa vida de oração, outras pessoas também podem ter o mesmo desfrute que nós temos: Conhecer o que Deus é e o que Ele faz! Assim, quando oramos, por exemplo, pela conversão de uma pessoa, por exemplo, estamos proporcionando meios para que esta pessoa desfrute daquilo que Deus é; quando oramos pela cura de alguém, estamos proporcionando meios para que esta pessoa desfrute daquilo que Deus faz!

 

ALGUNS REQUISITOS PARA O DESFRUTE DO PODER DE DEUS

Uma das grandes marcas do ministério de Jesus reside no fato de que Ele desfrutou do poder do Pai Celestial em sua vida. Isso tornou-se possível porque Jesus viveu em constante estado de oração. Portanto, a oração é um importante requisito para que possamos desfrutar do poder de Deus em nossas vidas! Vejamos agora outros importantes requisitos para uma vida de oração bem-sucedida, à luz das Escrituras:

 

·     ORAR DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS: Estar em harmonia com a vontade de Deus é um elemento importante para possamos, pela oração, desfrutar do poder de Deus em nossas vidas. De acordo com o texto de Tiago 4:3, não podemos pedir mal, ou seja, com o propósito de esbanjarmos em nossos prazeres. O texto de I João 5:14 revela que o desfrute do poder de Deus está condicionado a pedirmos segundo a vontade de Deus.

 

·     CONFESSAR OS PECADOS: O Salmo 66:18 afirma o seguinte: “Se eu não tivesse confessado o pecado em meu coração, o Senhor não teria ouvido”. Portanto, o pecado não confessado é um sério obstáculo para as nossas orações.

 

·     É PRECISO CRER: Se quisermos desfrutar do poder de Deus em nossas vidas, devemos crer em Deus. Jesus afirmou, de acordo com Marcos 9:23, que “Tudo é possível para aquele que crê”. Conforme Hebreus 11:6, “Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

 

·     SER PERSEVERANTE: Nossas orações exigem que sejamos perseverantes. De acordo com Lucas 18:1, nós devemos “orar sempre e nunca esmorecer”.

 

A oração é uma importante ferramenta para a vida cristã, portanto, ao praticá-la, devemos orar conforme a vontade de Deus, confessar os nossos pecados, crer em Deus e ser perseverantes em sua prática.

A. M. Cunha


Nenhum comentário: