domingo, 2 de abril de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 16

Cristo, um agente da cura

Estamos abordando o primeiro aspecto prático da vida cristã a humanização. O paradigma para a nossa humanização foi a humanização de Cristo que, como vimos até aqui, ocorreu em quatro etapas, a saber, o Seu nascimento, o Seu crescimento, a Sua vida e a Sua morte. No atual estágio desta série, estamos apresentando breves considerações quanto à etapa da vida, por meio da qual afirmamos que Cristo é um promotor da vida! O propósito da humanização de Cristo, como já foi abordado nesta série, tinha por objetivo satisfazer a necessidade do homem, qual seja, ter restaurada a sua comunhão com Deus!

Durante toda a sua vida terrena, Jesus foi um agente da adoração, da oração, da palavra, da cura, da comunhão e da salvação. Uma vez que Cristo é o nosso modelo, a Escritura, de acordo com Romanos 8:29, menciona que nós fomos separados por Deus para sermos transformados à imagem de Cristo. Com todo este quadro em mente, e tendo Cristo como nosso Supremo modelo, é possível concluir que é nosso dever experimentar o processo de humanização como um dos aspectos práticos da vida cristã!

O Senhor Jesus encontrou muitos enfermos durante o período em que esteve entre nós. Sempre focado em Sua humanização, Jesus, posicionando-se como uma agente de cura, exerceu o Seu ministério para com aqueles enfermos com muita compaixão! Devemos correr aos pés do nosso amado Mestre e suplicar que Ele nos conceda a graça de também sermos agentes de cura!

Demonstrando muita compaixão para com os enfermos, Jesus usou o Seu divino poder para curá-los! A grande maioria desses milagres foi pedagogicamente realizada diante dos Seus discípulos, os quais, em certo momento de suas vidas, foram posteriormente enviados por Jesus como Seus representantes nas terras judaicas. O comissionamento deles ocorreu com a seguinte ordem proferida por Jesus: [...] preguem [...] O Reino dos céus [...]
Curem [...] enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem [...] leprosos, expulsem [...] demônios” [Mateus 10:7-8]. Assim, o comissionamento dos discípulos requeria que eles atuassem como agentes da cura! Portanto, podemos afirmar que um dos estágios da nossa humanização é sermos transformados em agentes da cura, assim como Jesus!

Do texto da Grande Comissão contida em Marcos 16:15-18, podemos extrair as seguintes palavras proferidas por Jesus: [...] se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” [Marcos 16:18]. Estas palavras descrevem a nossa atuação como agentes de cura. E nunca é demais lembrar que a cura é uma demonstração de sinais e prodígios. De acordo com as Escrituras, uma das promessas que acompanham a prática da vida cristã é a ocorrência de sinais e prodígios. À luz das Escrituras podemos extrair três importantes revelações acerca da existência de sinais e prodígios na vida cristã:

 

Ø Deus usa os milagres e prodígios para confirmar a Palavra que anunciamos, conforme podemos ver em Marcos 16:20, de onde extraímos as seguintes palavras: “E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam”.

 

Ø A realização de sinais e prodígios prepara o terreno para um milagre ainda maior. Constatamos isso no texto de Salmos 105:26, 27 e 37, que nos dizem o seguinte: “E lhes enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem escolhera, por meio dos quais fez, entre eles, os seus sinais e maravilhas na terra de Cam [...] Então, fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido”. Nos versículos 26 e 27, podemos constatar que Deus, por intermédio de Moisés, trouxe para o Egito 10 pragas, as quais foram chamadas de sinais e maravilhas. Contudo, o versículo 37 menciona que, após estes sinais e maravilhas, o povo de Deus saiu do Egito, tornando-se um povo livre. Assim sendo, os sinais e prodígios preparam o terreno para um milagre ainda maior! Quando o povo de Deus atua como agente da cura, o terreno estará sendo preparado para a realização de um grandioso milagre: a salvação daqueles que estavam perdidos!

 

Como foi dito anteriormente, Durante Sua vida terrena, Jesus atuou como um agente da cura. Muitos creram em Nele como consequência dos milagres que Ele realizou! E na condição de discípulos de Jesus Cristo, é nosso dever seguirmos os Seus passos e, por Seu poder e graça, agirmos neste mundo como agentes de cura!

A. M. Cunha


Nenhum comentário: