quinta-feira, 2 de maio de 2013

NAAMÃ E A ESCRAVA


TEXTO BÍBLICO: II Reis 5:1-14

“Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.”

II Reis 5:2-3

O currículo de Naamã era de dar inveja em muitas pessoas, pois ele era uma muito importante no reino da Síria: profundamente respeitado naquele reino! Tornou-se um valioso herói de guerra. Mas, uma mancha aparece neste currículo: ele era leproso! Que mancha num currículo tão exemplar!  O seu currículo fazia com que as pessoas desejassem estar perto dele, mas a sua doença produzia uma enorme aversão nas pessoas. Em decorrência de sua doença, podemos concluir que Naamã estava no fim de uma brilhante carreira.
A serva da mulher de Naamã, por outro lado, não possuía um currículo como o dele. Você percebeu que nem mesmo o nome dela é citado no texto? A nação a que ela pertencia havia sido derrotada numa guerra e, em conseqüência, ela tornou-se uma escrava: sem pátria, sem liberdade, sem futuro, enfim, ela era uma pessoa sem importância no reino da Síria. Mas, ela conhecia o poder de Deus! Que marca maravilhosa num currículo não pequeno! O currículo daquela escrava era desprezível. No entanto, o seu conhecimento do poder de Deus era capaz de mudar a vida das pessoas que estavam perto dela, inclusive a vida de Naamã!
Quando ficou sabendo da doença de Naamã, ela declarou que conhecia um profeta que poderia curá-lo. Tão logo ouviu isso, Naamã foi imediatamente atrás da sua cura. Uma escrava tão desprezível foi importante para a mudança da vida daquele homem tão importante!
Naamã foi à procura de Eliseu. Elise, porém, não promoveu uma grande cerimônia para a cura de uma pessoa tão ilustre. Ele apenas mandou um recado informando que se Naamã quisesse ser curado, ele deveria mergulhar sete vezes no rio Jordão. Naamã, por ser uma pessoa de singular importância, imaginou que Eliseu fizesse um ritual à altura do seu currículo. Mas não, Eliseu sequer falou com ele, apenas mandou um recado para que ele mergulhasse nas águas do rio Jordão. Os rios de Damasco eram melhores que os rios de Israel! Naamã, portanto, ficou indignado com a proposta de Eliseu. Por um momento, por causa de sua indignação, ele esqueceu-se da cura que tanto desejava! Naamã, então, estava diante de uma escolha: continuar indignado e sem cura, ou, humildemente mergulhar nas águas “inferiores” do rio Jordão e ser curado. Felizmente, Naamã fez a escolha correta.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO EM GRUPO:

·                    Como a história de Naamã e da escrava se identifica com sua vida? Você alguma vez olhou para dentro de si mesmo e identificou alguma “lepra” em sua vida? Alguma coisa tem impedido você de realizar este exame interior?
·                    Alguma vez você ficou indignado com a forma como Deus tem agido com você? Por quê?
·                    Você tem uma escolha: Ou ficar indignado e perder a sua cura ou aceitar humildemente a proposta do Senhor para a sua vida! Por que tem sido tão difícil para você aceitar a proposta do Senhor para a sua vida? Você já parou para pensar que a sua cura pode depender de sua humildade em aceitar o que Deus quer para você?

Senhor, não permita que apenas olhemos para as nossas habilidades. Conduza os nossos olhos para o Teu poder. Marca o nosso currículo com a experiência do Teu poder. No nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

A. M. Cunha

Um comentário:

Mercia disse...

Excelente texto!