segunda-feira, 2 de março de 2015

ADORAÇÃO EXPANSÍVEL

A Escritura nos dá conta de que a verdadeira adoração é uma atividade que somente pode ser realizada “em espírito e em verdade” (João 4.23), exatamente porque Deus é espírito (João 4.24). O apóstolo João, quando se deparava com a revelação do Apocalipse, deixou registrado que, por se achar “em espírito”, ele viu que estava “armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado” (Apocalipse 4.2). Ele não somente viu a riqueza e o esplendor daquele que se achava assentado no trono (Apocalipse 4.3), mas também contemplou o que havia ao redor do trono (Apocalipse 4.4). Entre suas visões, o capítulo 4 destaca os seguintes seres: a) Quatro seres viventes (Apocalipse 4.6); e b) Vinte e quatro anciãos (Apocalipse 4.4). A atividade desenvolvida por tais seres é a adoração. Vejamos o que a Escritura aponta quanto a isso:

I – A atividade dos quatro seres viventes: Eles proclamavam de dia e de noite: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.” (Apocalipse 4.8). A Bíblia afirma ainda que a proclamação dos quatro seres vivos de darem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono desencadeava a adoração dos vinte e quatro anciãos (Apocalipse 4.9-10);

II – A atividade dos vinte e quatro anciãos: Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante daquele que se encontrava sentado no trono para adorá-lo e depositavam suas coroas, ao mesmo tempo em que proclamavam: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.” (Apocalipse 4.10-11).

A adoração celestial não está restrita aos quatro seres viventes e aos vinte e quatro anciãos. Trata-se de uma adoração expansível, pois o seu foco é expandir-se para novas esferas. Observe que a proclamação contida em Apocalipse 4.8 era específica dos quatro seres viventes e aquela contida em Apocalipse 4.10-11 era específica dos vinte e quatro anciãos. No entanto, o milagre da expansão da adoração é claramente descrito no texto bíblico, senão, vejamos:

[1] A proclamação que era específica dos quatro seres viventes (Apocalipse 4.8) e dos vinte e quatro anciãos (Apocalipse 4.10-11), passa a ser agora realizada, simultaneamente pelos quatro seres viventes e pelos vinte e quatro anciãos, conforme vemos em Apocalipse 5.8-10), que nos diz: “os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos (...) entoaram novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.”
[2] Observe o que acontece em seguida, pois aos quatro seres viventes e aos vinte e quatro, junta-se a voz de muitos anjos ao redor do trono (Apocalipse 5.11), os quais proclamavam em grande voz: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.” (Apocalipse 5.12).
[3] A expansão da adoração completa-se quando, aos quatro seres viventes, aos vinte e quatro anciãos e aos muitos anjos que estão ao redor do trono, junta-se a voz de “toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há” (Apocalipse 5:13). O que esta multidão de seres realiza? Eles adoram proclamando: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” (Apocalipse 5.13).

A adoração, antes de penetrar no mundo dos homens, já estava no céu. É exatamente de lá, dos céus, que a adoração expande-se, começando com os quatro seres viventes até envolver “toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar e tudo que neles há”. A adoração, não apenas já está presente nos céus, mas de lá se expande para a terra.
A. M. Cunha


Gravura extraída de http://apocalipseoqueprecisasaber.blogspot.com.br/2011/08/apocalipse-capitulov-estude-biblia-on.html

Nenhum comentário: