terça-feira, 15 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [20]

“O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu.”

Gênesis 40.23

Breve análise:
José tornou-se especialmente atento na arte de olhar para além de si, de modo que podia contemplar o estado da alma daqueles que estavam a sua volta. Esta atitude, porém, não lhe garantia que receberia a mesma atenção de outras pessoas. São fortes as palavras que registram o descuido para com ele: “O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu.” (Gênesis 40.23). Este descuido, no entanto, não foi para sempre, pois o copeiro-chefe, ainda que muito tempo depois, porém nunca tarde demais, lembrou-se de José (Gênesis 41:9-13). Desta lembrança emanaram as seguintes palavras do monarca egípcio: “Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra” (Gênesis 41:14).

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
A arte de olhar para além de si não deve ser praticada interesseiramente, mas totalmente desapegada de interesses secundários. O arquiteto da história, porém, conduzirá os acontecimentos no Seu tempo e a Seu modo. Confiemos, pois nossas vidas aos Seus cuidados e continuemos, com perseverança, olhando para além de nós mesmos!

Reflexão:
Quando me sinto esquecido pelas demais pessoas, sinto-me desencorajado e desestimulado em continuar olhando para além de mim, com o específico propósito de contemplar o estado de alma daqueles que estão a minha volta? Estou ciente de que caso eu interrompa, por este motivo, o meu olhar para além de mim mesmo, tal conduta revelará que não confio os rumos de minha vida aos cuidados de Deus?

Oração:
Amado Deus, dá-me forças e graça suficientes para jamais interromper o meu olhar para além de mim mesmo, ainda que me sinta esquecido pelos que estão à minha volta!

A. M. Cunha

Nenhum comentário: