quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [21]

“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.”

Gênesis 45.5

Breve análise:
José não apenas tornou-se exímio na arte de olhar para além de si mesmo com o propósito de contemplar a estado da alma daqueles que estavam a sua volta, mas o seu olhar tornou-se ainda mais profundo, a ponto de aprender a interpretar a história. Sim, José aprendeu a interpretar a história, sua história, e nela ver a mão condutora de Deus!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Mesmo tendo sido alvo do ciúme de seus irmãos e das levianas acusações da mulher de Potifar, José, contemplando as circunstâncias atuais, foi capaz de identificar a mão de Deus ao longo de sua história pessoal. Os sofrimentos suportados como consequência do ciúme e das levianas acusações faziam parte de um propósito maior, pois José estava sendo usado para sustentar a vida de toda a sua família.

Reflexão:
O mundo está carente de pessoas que sejam capazes de interpretar a história anunciando, ousadamente, como a mão de Deus a está conduzindo. Estou realmente disposto a ser este intérprete? Tenho buscado em Deus a condição espiritual para ser um autêntico intérprete da história?

Oração:
Bondoso Deus, ajuda-me a ser um fiel intérprete da história, dando-me a condição de contemplar a Sua mão conduzindo-a ao encontro da Tua vontade soberana.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: