quarta-feira, 19 de setembro de 2018

O ARREPENDIMENTO APROXIMA QUEM ESTÁ LONGE


“Certo homem tinha dois filhos”, é assim que se inicia a conhecida parábola do Filho Pródigo. O título “filho pródigo” tem o efeito de nos fazer ficar focados em apenas um dos filhos, “o mais moço”. Os olhos do texto bíblico, porém, estavam focados nos dois filhos: no “mais moço” e no “mais velho”.

Do mais moço se diz que ele, após ter recebido sua parte da herança, “ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante” e, após ter gastado tudo e começado a passar necessidade, voltou novamente para a casa do pai.

Do mais velho se diz que ele, após mais um dia de atividade no campo, retornou para a casa do pai. Deparou-se, no entanto, com a notícia de que o seu irmão havia retornado e sido muito bem recebido pelo pai. Contudo, o seu coração não tinha espaço para a compaixão paterna, por isso “Ele se indignou e não queria entrar”.

O mais moço, arrependido, após retornar de uma terra distante, desejava entrar novamente na casa do pai. O mais velho, indignado, após retornar do campo, não desejava entrar na casa do pai.

O que se percebe da narrativa acerca desses dois filhos? O mais moço estava longe, mas o arrependimento o aproximou. O mais velho estava perto, mas sua indignação o distanciou! Ambos necessitavam de arrependimento: O mais moço porque havia estado longe e o mais velho porque havia se indignado! Para ambos, somente o arrependimento poderia aproximá-los novamente!

A. M. Cunha

Nenhum comentário: