sexta-feira, 23 de novembro de 2018

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MATEUS - Capítulo 3


O capítulo 3 do Evangelho de Mateus acha-se dividido em duas narrativas principais:

[a] A primeira delas refere-se a João Batista, que fez do deserto da Judeia o seu púlpito, de onde pregava a necessidade de arrependimento. Sua voz ecoava do deserto anunciando: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” [Mateus 3:1-2]. O âmago e a urgência de sua pregação deviam-se ao fato de que sem arrependimento não há como fugir da ira vindoura [Mateus 3:7-8]!

[b] A segunda narrativa refere-se a Jesus que voluntariamente foi ao encontro do pregador do deserto para ser batizado por ele [Mateus 3:13-17]. Muitos afirmam que o batismo de Jesus foi o marco do início do Seu ministério.

Digno de nota é o fato de que a voz do Pai se fez ouvir imediatamente após o Batismo de Jesus. O conteúdo do falar paterno de Deus foi o Seu próprio filho. A divina voz não se ocupou em declarar o que o Filho faria [quais seriam Suas ações] ou o que Ele falaria [quais seriam Suas palavras]. Tudo o que o Pai disse foi: Eu amo o meu Filho e tenho nEle prazer! Uma perspectiva extremamente útil para o início de um ministério é a plena convicção de que se é amado por Deus! Quem assim começa o ministério não carregará sobre si o peso de, inutilmente, se esforçar para conquistar o amor do Pai! Não há necessidade alguma de se realizar qualquer esforço para conquistar aquilo que já se possui por graça!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: