quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MARCOS – Capítulo 1


O Evangelho de Marcos apresenta uma abordagem extremamente intensa. O conteúdo do primeiro capítulo, imediatamente após o anúncio de uma profecia a respeito de Jesus Cristo, o evangelista apresenta a seguinte narrativa: Jesus foi batizado, venceu a tentação no deserto, pregou o evangelho do Reino, escolheu discípulos, ensinou na sinagoga, curou enfermos e expulsou demônios. Registra-se ainda, que Jesus levantava-se alta madrugada para orar! Um início repleto de ação! Tudo o que Ele fez o qualificava a ser modelo: uma referência a ser seguida! É exatamente esta qualidade, como modelo e referência, que caracteriza o chamado contido no versículo 17 do capítulo primeiro deste Evangelho: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. É exatamente a expressão “Vinde após mim” que qualifica Jesus como modelo dos Seus discípulos. Esta expressão poderia ser assim reproduzida: Venham, observem o que estou fazendo, e assim como eu fizer, façam vocês também! Jesus não apenas chamava os discípulos a fazerem algo, Ele, desenvolvendo uma parceria com eles, não apenas os observava fazer, mas juntamente com eles fazia, como modelo e referência, tudo aquilo que deveria ser feito!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: