segunda-feira, 18 de março de 2019

OS MÚLTIPLOS MOVIMENTOS E OS DIVERSOS CAMINHOS DA VIDA


“Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”
2 Samuel 22:33

O vocábulo נָתַר [nathar], traduzido por “desembaraça”, possui as seguintes acepções no hebraico: colocar em movimento, fazer movimentar-se, soltar, deixar solto, desamarrar, desamarrar, deixar livre, desatar. A ideia básica aqui é colocar em movimento pela remoção dos obstáculos que impedem o natural fluxo da movimentação.

A vida tem seus múltiplos movimentos e seus diversos caminhos. Cumpre aos homens, respectivamente, praticá-los e percorrê-los, desde que Deus seja glorificado em cada um deles! O que o salmista afirma neste Salmo sobre Deus é especialmente revelador acerca dos movimentos e dos caminhos da vida:

[1] Quanto aos movimentos da vida, é necessário que se tenha a força necessária para movimentar-se. O salmista está consciente de que o Senhor é a fonte desta força ao afirmar: “Deus é a minha fortaleza e a minha força”; e

[2] Quanto aos caminhos da vida, é necessário que se tenham as condições mínimas para que eles sejam percorridos, o que aponta para a remoção dos obstáculos que impedem que a jornada seja percorrida. Eis a razão porque o salmista declara a respeito de si: “Deus [...] desembaraça o meu caminho”.

O foco aqui, portanto, é a dependência absoluta, pois o homem não poderá movimentar-se para a glória de Deus, se não for divinamente fortalecido e se o seu caminho não estiver, pela ação divina, livre de obstáculos.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: