segunda-feira, 24 de junho de 2019

A VIDA DEVE ESTAR FUNDAMENTADA NA GRAÇA DE JESUS CRISTO


“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.”
1 Pedro 1:13

No oriente era comum o uso de vestimenta com uma túnica comprida e solta sobre o corpo. Essa túnica impedia a liberdade de movimentos. Quando se desejava obter uma maior mobilidade nos movimentos, principalmente antes de uma caminhada ou de começar a trabalhar, colocava-se um cinto sobre a túnica. Essa prática recebia o nome de: Cingir os lombos. A expressão “[...] cingindo o vosso entendimento [...]”, portanto, significava que os cristãos, para continuarem caminhando e peregrinando no Senhor, deveriam ocupar suas mentes com as verdades do Evangelho de Cristo. O apóstolo Pedro adiciona dois importantes imperativos para uma vida cristã de qualidade: 1) “Sede sóbrios”, ou seja, não estar embriagados por nada, nem mesmo pelos sofrimentos que assolavam os cristãos aos quais Pedro escrevia sua carta. Muitas vezes os sofrimentos nos tiram a sobriedade, até mesmo para orar [I Pedro 4:7]; e 2) “Esperai inteiramente na Graça”: O que Pedro diz aqui, é que toda a vida, todos os projetos, todos os planos, todas as expectativas, principalmente quanto à salvação, devem estar construídos, alicerçados e fundamentados na Graça de Jesus Cristo, pois esta é a verdadeira sobriedade, que confere à vida a estabilidade necessária para resistir às intempéries e permanecer inabalável. [Lucas 6:47-48].
A. M. Cunha

Nenhum comentário: