quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O NASCIMENTO DE JESUS E A VIDA DE MARIA

O Natal é uma importante ocasião quando o mundo dedica-se a celebrar o nascimento de Jesus! A gravidez de Maria, desde a promessa feita pelo anjo Gabriel até o momento em Jesus nasceu, pode fornecer preciosas lições para as nossas vidas. Para cada lição, anunciarei uma importante mudança que ocorreu. Sugiro, portanto, que o evento do nascimento de Jesus seja dividido em três importantes períodos: [1] Antes da gravidez: A gravidez foi prometida pelo anjo Gabriel; [2] Durante a gravidez: O período em que Maria achou-se grávida; e [3] Após a gravidez: O nascimento de Jesus.

[1] ANTES DA GRAVIDEZ – Cristo era uma promessa: A Bíblia afirma que o anjo Gabriel “foi [...] enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria” [Lucas 1:26-27]. O anjo Gabriel proferiu a seguinte profecia: “Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus” [Lucas 1:30-31].
A mudança: Neste momento, Cristo ainda não estava no ventre de Maria, pois Ele era apenas uma promessa. Mas, uma importante mudança estava acontecendo nos céus, pois Jesus deixaria o Seu trono de glória para ser espiritualmente gerado no ventre de Maria. A vinda de Jesus ao mundo, sem dúvida, foi um dos mais significativos eventos da espiritualidade humanidade. A humanidade seria radicalmente transformada. Essa modificação no mundo dos homens foi precedida por uma modificação nos céus. Toda mudança espiritual relevante sempre será precedida por uma ação que tem o seu início nos céus!

[2] DURANTE A GRAVIDEZ - Maria estava grávida. Portanto, Cristo não era apenas uma promessa, mas uma realidade na vida de Maria: A Bíblia afirma que Maria “achou-se grávida pelo Espírito Santo” [Mateus 1:18]. A partir deste momento, Cristo era real na vida de Maria.
A mudança: A partir deste momento algumas começaram a acontecer na vida de Maria. Maria é a única que percebe Cristo no seu ventre. Ela é a única que sente as mudanças que acontecem no seu corpo em sua rotina de vida. Todas as vezes que Cristo é espiritual gerado na vida de alguém, algumas mudanças começam a acontecer nesta pessoa. Ela, muito mais do que qualquer outra pessoa passa a sentir mudanças importantes e fundamentais no seu interior, pois sempre que Cristo nasce em alguém, muitas mudanças começam a acontecer.

[3] APÓS A GRAVIDEZ – Neste momento, Jesus efetivamente nasceu: A Bíblia assim descreve o nascimento de Jesus: “Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” [Lucas 2:6-7]. A partir deste momento, Jesus não é apenas uma realidade para Maria, mas para o mundo inteiro. Ele foi, a partir do Seu nascimento, compartilhado com o mundo. Mais adiante, ainda referindo-se ao dia do nascimento de Jesus, a Bíblia afirma que “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite” [Lucas 2:8].
A mudança: Aqueles pastores nunca mais seriam os mesmos, pois algumas mudanças em suas vidas começariam a acontecer. Eles possuíam uma rotina bem definida para cuidar do rebanho: Levar o rebanho para o campo e dar-lhe água, alimento e proteção. Após, conduziam-no ao aprisco para o repouso noturno. Essa era sua rotina diária. Mas naquele dia, quando Cristo foi compartilhado com eles, aqueles pastores sofreram a influência daquele nascimento, conforme lemos em Mateus 2:8-20]. Uma onda de mudanças e acontecimentos inéditos passou a fazer parte de suas vidas:

1.   Manifestações espirituais – Um anjo desceu onde eles estavam e também apareceu uma multidão da milícia celestial [Lucas 2:9 e 13]. Aqueles pastores passaram a experimentar manifestações espirituais em suas vidas;
2.   Entendimento espiritual – Aqueles pastores foram orientados no sentido de que o nascimento de Jesus era uma alegria para todo o povo, não apenas para eles mesmos. Além disso, eles receberam a revelação de que Jesus Cristo era o salvador do mundo [Lucas 2:10-11];
3.   Uma vida marcada pelo cumprimento da Palavra de Deus – O anjo lhes disse: “E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura” [Lucas 2:12]. Após receberem esta orientação divina, eles deixaram o rebanho e, como nos diz a Palavra de Deus, “Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura” [Lucas 2:16]. A palavra que lhes foi dada dizia: “vão e encontrem a criança deitada em manjedoura”. Eles foram e encontraram “a criança deitada na manjedoura”. Afirmando de outro modo: Eles constataram com os próprios olhos o cumprimento da Palavra de Deus!

Sim, a vida daqueles pastores foi radicalmente modificada porque Cristo foi compartilhado com o mundo. Quando mudanças ocorrem nos céus, uma ordem extraordinária de mudanças começa a acontecer em nossas vidas. Mudanças de ordem pessoal, quando Cristo é gerado em nós e mudanças de ordem comunitária, quando Cristo é compartilhado com as pessoas. Estas são algumas das lições que podemos aprender com a história do nascimento de Jesus e a vida de Maria.
A. M. Cunha

3 comentários:

Unknown disse...

Amém,linda explicação.

Irmão disse...

Glória ao Senhor Jesus! A leitura e a pregação pública... Sem o fogo do Espírito, não serão nada... Lembro-me de como o Espírito queimou meu coração ao ouvir o profeta do Senhor proclamar essa mensagem... Louvado seja Deus! Agora e para sempre!

Irmão disse...

A leitura e a pregação pública não serão nada, sem o fogo do Espírito...

Lembro-me de como as faíscas do Espírito voaram em direção ao meu coração sopradas ao ouvir o servo candente proclamá-las. Glória a Deus!!! Louvado seja Deus!!!