quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

REFLETINDO PARA ORAR: ROMANOS 8:26-27 – PARTE 1

Enquanto a teologia do coaching perigosamente propaga que o homem tem poder inerente em si mesmo, a Escritura reverbera o fato de que o homem é fraco. O apóstolo Paulo faz uso do vocábulo ἀσθένεια [astheneia] que significa falta de força, debilidade. Este vocábulo, quando se refere ao corpo, refere-se à sua fraqueza natural e fragilidade, por vezes fazendo referência à saúde debilitada. Quando usado em relação à alma refere-se à falta de força ou de capacidade requerida para entender algo, para fazer coisas grandes e gloriosas, para reprimir desejos corruptos ou para suportar aflições e preocupações.

O texto bíblico, porém, não apenas anuncia a nossa fraqueza, mas revela a existência de uma atividade de auxílio! Paulo afirma “o Espírito [...] nos assiste em nossa fraqueza”. O vocábulo assistir vem do grego συναντιλαμβάνομα [sunantilambanomai], cujo sentido é “trabalhar junto com, lutar para obter algo juntamente com, ajudar a obter, e ainda, trabalhar lado a lado com alguém.

Que maravilhoso! Embora sejamos fracos em nossa essência, o Espírito Santo ainda assim requer que façamos algo. Ele não trabalha sozinho, Ele não assume toda a responsabilidade e todas as tarefas. Ele requer que façamos algo; por isso, Ele trabalha junto conosco; por isso, o empenho Dele é para que algo seja obtido juntamente conosco; por isso, Ele ajuda, coopera, auxilia a que alcancemos algo; por isso, Ele trabalha lado a lado conosco! Embora sejamos fracos, o Espírito de Deus ainda permite que façamos algo. Isso, porém, não retira a nossa fraqueza, não diminui as nossas debilidades, não minimiza as nossas deficiências, mas aguça a nossa dependência para com o poderoso, suficiente e glorioso Espírito de Deus!

Glorioso Espírito Santo! Reconheço minhas fraquezas. Estou ciente das debilidades do meu corpo, que de tão frágil adoece e pode, a qualquer instante, esvair-se definitivamente por falta do fôlego de vida. Sei que minha alma é desprovida de poder próprio. Ela não pode, por si só e sem qualquer auxílio Teu, realizar coisas grandes e gloriosas. Minha alma é destituída de perseverança para reprimir os desejos da carne. Minha alma é mimada, impaciente e incapaz de suportar sem o Teu suporte as aflições e preocupações da vida. Obrigado, pois mesmo sabendo de todas estas minhas debilidades, o Senhor ainda me atribui algumas responsabilidades, algumas tarefas, algumas atribuições. Não posso ser e permanecer inerte, passivo e apático, mas devo fazer algo, contigo, com o Teu auxílio, com o Teu suporte. O que Te move a me auxiliar nas minhas fraquezas, senão o Teu infinito amor para comigo? Em cada auxílio Teu, em cada caminho que o Senhor me aponta, em cada suporte que percebo que veio de Ti, eu me sinto amado, definitivamente amado! Obrigado, ó maravilhoso Espírito Santo!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: