sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

REFLETINDO PARA ORAR: ROMANOS 8:26-27 – PARTE 2


Uma de nossas muitas fraquezas é não sabermos orar como convém e um dos muitos auxílios que nos é oferecido pelo Espírito Santo é Sua intercessão em nosso favor! Não saber orar como convém é, de fato, uma considerável fraqueza para um filho de Deus que é chamado a ter comunhão com o Criador. Mas graças a Deus, pois para uma fraqueza tão perigosa Deus provê um suprimento superior, ou seja, o Seu Espírito intercede por nós! Como é a intercessão do Espírito em nosso favor? O texto de Romanos 8:26-27 apresenta o modelo de intercessão do Espírito Santo em três importantes perspectivas.

Em primeiro lugar, trata-se de uma intercessão divina, como nos aponta o texto bíblico ao dizer: “o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira”. E por ser divina é uma intercessão superior, poderosa, elevada, sendo, portanto, uma intercessão sobremaneira, como nos apresenta o texto da Almeida Revista e Atualizada, muito embora este vocábulo não apareça no texto original [Fato corrigido na Nova Almeida Atualizada]. Só o cristianismo é capaz de oferecer algo com uma envergadura tão magnífica, ou seja: Aquele que é o único digno adoração e, portanto, a quem devem ser dirigidas todas as intercessões, faz morada no adorador e, a partir dele e em seu favor, ergue a mais elevada intercessão que se pode fazer em favor de alguém! Indiscutivelmente estamos diante de uma intercessão essencialmente divina!

Em segundo lugar, trata-se de uma intercessão empática, pois o divino intercessor identifica-se íntima e profundamente com as reais necessidades daquele por quem se intercede, a ponto de a Escritura dizer que tal intercessão é realizada “com gemidos inexprimíveis”.

Por fim, trata-se de uma intercessão perfeita, pois é realizada em perfeita harmonia com a vontade de Deus, por isso se diz que o Espírito Santo intercede “segundo a vontade de Deus”. A nosso respeito a Escritura afirma que “se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade [a vontade de Deus], ele nos ouve” [2 João 1:14]. Por ser perfeita, quão mais excelente é a intercessão do Espírito em nosso favor!

Amado Espírito Santo, obrigado porque, mesmo não sabendo orar como convém, sempre que me dedico à intercessão, as Tuas mãos unem-se às minhas para me oferecer um poderoso e imensurável auxílio! Sou grato a Ti, pois eu não teria como obter uma companhia mais excelente que a Tua! Nenhuma intercessão por mim será tão eficaz quanto a Tua, pois a Tua intercessão é essencialmente divina! Eu Te dou graças, pois reconheço que as mais íntimas inquietações da minha alma graciosamente fazem parte da Tua intercessão por mim! Posso seguramente descansar nas asas da Tua intercessão, pois sei que ela está em perfeita harmonia com a vontade de Deus!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: