quarta-feira, 30 de julho de 2014

AMIGO DE DEUS

O apóstolo Tiago usa a expressão “amigo de Deus” em Tiago 2:23, afirmando o seguinte: “Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.”

Notemos que a palavra “amigo” está associada a duas importantes ideias da teologia bíblica: crer e “imputação para justifica”. Estas duas ideias, por sua vez, estão associadas à ideia de “ter acesso a Deus”, o que acaba por ser um indicativo de amizade ou, no caso humano, que se acha em estado de inimizade com Deus, de “amizade restaurada”.

Por outro lado, no texto de Tiago 4:4 o apóstolo Tiago, ao utilizar a expressão “inimizade com Deus”, o faz associando a dois aspectos: Infidelidade e amizade com o mundo, o que acaba por ser um indicativo de que quanto mais infiéis nos tornamos com relação a Deus e a Seus mandamentos, tanto mais revelamos nosso estado de amizade com o mundo. Assim, à luz destes textos e destas exposições iniciais, podemos construir a seguinte percepção:

Somente pode ser amigo de Deus aquele que, pela fé, tem a justiça de Cristo imputada a si. Encontra-se despojado desta amizade, aquele que se mantém infiel a Deus, expressando esta infidelidade com sua amizade para com o mundo.

Textos de suporte
“Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.”
Tiago 2:23

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.’
Tiago 4:4

A. M. Cunha

Nenhum comentário: