quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O SERMÃO DA MONTANHA – PARTE 2

Diferentemente do código de leis do Sinai, cujo início dá-se com o vocábulo “não”, as diretrizes de constituição do Reino de Deus contidas no Sermão do Monte tem o seu início com o vocábulo “Bem-aventurados”. A forma com que as palavras são destiladas nos versículos iniciais do Sermão da Montanha, obedece ao seguinte padrão: A benção – O ser ou fazer – A Explicação. A expressão “Bem-aventurados” é a benção. O ser ou fazer é o que se diz a respeito do cidadão do Reino de Deus, ou seja, o que ele é ou faz. A explicação é a razão pela qual o cidadão do Reino de Deus é bem-aventurado. Não nos enganemos, porém, com o pensamento de que “o ser ou o fazer” advém de méritos humanos, sendo consequência direta dos atributos ou habilidades pessoais do cidadão do Reino de Deus. Ao contrário, “O ser ou o fazer” expressam um estado ou uma conduta que decorrem da operação do Espírito Santo na vida deste cidadão.
Lembremo-nos de que, no Sermão do Monte, o Senhor Jesus está apresentando as diretrizes de constituição do Reino de Deus para os cidadãos deste Reino. O apóstolo João nos diz que este Reino somente pode ser visto por aqueles que nasceram de novo e que somente podem entrar nele aqueles que nasceram do Espírito (João 3:3 e 5). O cidadão do reino do mundo permanece sob o regime de escravidão das leis do pecado e da morte (Romanos 8:2), mas o que permanece em Cristo é nova criatura (II Coríntios 5:17), tornando-se espiritualmente abertos para os ensinamentos do Reino de Deus por terem recebido um novo coração (Ezequiel 36:26).
A. M. Cunha

Extraído de http://www.4saberes.com.br/novidades/saber-ser/

Nenhum comentário: