quinta-feira, 26 de maio de 2016

O OUTRO MANDAMENTO SEMELHANTE

"Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."
Mateus 22:36-40

"O segundo, semelhante a este, é". Com estas palavras Jesus prosseguiu seu discurso sobre o grande mandamento. O primeiro é descrito por Ele nas seguintes palavras: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.".
Observemos que o Senhor Jesus nos diz que existe um segundo mandamento, porém, semelhante a este! Uma inquietante pergunta surge: O que pode se comparar com amar a Deus? O que pode haver semelhante a este tão sublime mandamento? O Senhor Jesus nos responde: "O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.".
De acordo com as palavras do Senhor, amar o próximo é uma das mais expressivas evidências do amor a Deus. O apóstolo João já havia afirmado: "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." [I João 4:20].
O mandamento divino do amor deve ser considerando numa dupla perspectiva: [1] A perspectiva vertical, canaliza o amor para Aquele que é superior, assim, o “outro a ser amado”, sublime e excelso, é contemplado em toda a Sua soberania e majestade! Esta perspectiva é caracterizada pelo amor a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento! [2] A segunda perspectiva é horizontal, espraiando-se para aquele que é igual, assim, o “outro a ser amado”, é contemplado como o igual a ser amado, em nada superior ou inferior, simplesmente igual. Esta perspectiva é caracterizada pelo amor ao “outro igual a ser amado”, na mesma dimensão com que o “outro que ama” ama a si mesmo!

A. M. Cunha

Nenhum comentário: