sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PRIMEIRA SEÇÃO - SALMO 119:1

“[1] Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. [2] Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; [3] não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. [4] Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. [5] Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. [6] Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos. [7] Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos. [8] Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais.”
O salmista, nos versículos de 1 a 8 desta seção, apresenta 7 títulos diferentes para descrever a Palavra de Deus: [a] Lei do Senhor, [b] prescrições, [c] caminhos, [d] mandamentos, [e] preceitos, [f] retos juízos e [g] decretos. Estes títulos são repetidos ao longo de todo este Salmo. Nossa proposta, tanto para esta seção quanto para as demais, é proporcionar uma análise devocional de alguns dos versículos que as compõem.

Salmo 119:1 – “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor”A obediência deve ser uma permanente característica dos filhos de Deus. Há uma maravilhosa promessa neste versículo: Os que andam de acordo com a lei do Senhor e, portanto, tornam-se irrepreensíveis no seu caminho, são bem-aventurados! Assim, de acordo com esta promessa, quanto mais a jornada espiritual dos filhos de Deus for caracterizada pela obediência aos mandamentos divinos, tanto mais sua conduta será irrepreensível e tanto mais bem-aventurados serão!

A. M. Cunha

Nenhum comentário: