quarta-feira, 19 de outubro de 2016

SÉRIE REFLEXÕES NO SALMO 119 - INTRODUÇÃO

Quem nunca disse ou escutou a expressão “só estou dando uma olhadinha”? Os vendedores das lojas de departamento que o digam! O Salmo 119, por sua extensão, pode provocar a síndrome do “só estou dando uma olhadinha”. Não raro os cristãos, ao se depararem com este Salmo, contentam-se em apenas “darem uma olhadinha” para alguns dos seus versículos, sem, contudo realizarem uma leitura aprofundada em todos os seus 176 versículos.
O Salmo 119 é o mais longo capítulo da Bíblia. Composto de 176 versículos, os quais estão divididos em 22 seções com 8 versículos cada. O alfabeto hebraico está contemplado em cada uma destas seções, que formam um dos mais belos acrósticos da literatura judaica. Cada seção homenageia uma letra do alfabeto hebraico, de modo que cada um dos versículos de cada seção começa com a mesma letra do alfabeto hebraico. Assim, ao longo das 22 seções, todo o alfabeto hebraico está contemplado neste Salmo singular. O salmista reuniu 176 versículos em torno de um único tema: A Palavra de Deus! Vários são os substantivos utilizados para referir-se à Palavra de Deus: Lei, Testemunho, Estatuto, Mandamento, Juízo, Palavra, Preceito e Caminho.

“Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra”
Salmo 138:2

Esta série pretende identificar as preciosas orientações que os versículos deste Salmo lançam diante dos cristãos. Em sua proposta, esta série, conquanto aborde todos os 176 versículos deste Salmo, não pretende apresentar uma análise muito aprofundada de todos os versículos que compõem este Salmo. Não se trata, portanto, de uma análise exegética, mas de uma abundante descrição devocional para os filhos de Deus. Que as postagens desta série proporcionem elevação para a alma dos seus leitores!
Em Cristo!

A. M. Cunha

Um comentário:

Mário Amaral Neto disse...

Muito interessante Pastor Ari. Certamente teremos uma visão mais atenta e detalhada do belo Salmo 119.