terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

AQUELE QUE DEPENDE UNICAMENTE DE DEUS CONFIA FIRMEMENTE NELE


“Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio. Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio”
Salmo 62:6-8

O salmista afirma a exclusividade de Deus como sua rocha, sua salvação e seu refúgio [versículo 6]! Tal declaração é repetida, porém, com outras palavras, no versículo 7, onde a ideia da dependência para com Deus é expressamente declarada pelo salmista. Sim, o salmista é dependente de Deus!

O texto notavelmente flui da experiência pessoal do salmista para uma convocação a que o povo de Deus desfrute da mesma experiência! Num primeiro momento, o salmista declara a sua própria experiência com o Senhor [versículos 6 e 7], para em seguida convocar o povo a ter a mesma experiência com Deus [versículo 8].

Ao convocar o povo, porém, o salmista faz uso de uma nova ideia: A confiança! Ele diz: “Confiai nele, ó povo, em todo tempo”! É magnífica a conexão que o salmista faz entre os vocábulos “dependência” e “confiança”! Quem percebe a si mesmo como sendo absolutamente dependente de Deus, compreende que tal dependência é uma linda e profunda expressão de confiança em Deus!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: