terça-feira, 26 de março de 2019

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE LUCAS - Capítulo 2


Quem nunca se sentiu feliz ao ver um idoso dedicando-se ao serviço que presta a Deus? É próprio do avançar da idade que algumas limitações privem os idosos do pleno exercício da vida. Mas, é especialmente gratificante perceber que alguns deles, ainda que se sentido limitados, empenham-se no serviço cristão! Esta é uma das revelações especiais do capítulo 2 do Evangelho Segundo Lucas. Se duas crianças têm o seu nascimento angelicalmente predito no capítulo primeiro, dois idosos têm o seu serviço cristão destacado no capítulo 2 deste Evangelho.

O primeiro idoso era Simeão [Vide observação abaixo (*)]. A Bíblia o descreve como um homem “justo e piedoso que esperava a consolação de Israel” [Lucas 2:25]. A expressão “esperava a consolação de Israel” foi usada para referir-se ao nascimento do Messias Prometido. Simeão é também descrito como um homem que mantinha comunhão com o Espírito Santo, pois “o Espírito Santo estava sobre ele” [Lucas 2:25], recebia revelações do Espírito Santo [Lucas 2:26] e era movido pelo Espírito Santo [Lucas 2:27]. Quando Jesus foi apresentado no templo, “Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus” [Lucas 2:28]. Somente um homem em comunhão com o Espírito Santo poderia desfrutar de tal privilégio!

Ana era o segundo idoso mencionado no capítulo 2 do Evangelho Segundo Lucas. Ela é descrita como “uma profetisa [...] avançada em dias” [Lucas 2:36]. Ana vivera mais tempo no estado de viuvez do que na constância do casamento, estando com 84 anos quando Jesus foi apresentado no templo [Lucas 2:36 e 37]. O empenho de Ana em servir a Deus é admirável, pois ela “não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações” [Lucas 2:37]. Quando Ana viu Jesus, o texto bíblico assim narra a sua atitude: “dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém” [Lucas 2:38]. Somente uma mulher em comunhão com o Espírito Santo poderia desfrutar de tal privilégio!

Tanto Simeão como Ana, apesar de suas idades avançadas, estavam experimentando uma renovação espiritual em suas vidas. É isto o que aguarda os que esperam no Senhor, mesmo que estejam com idades avançadas, pois “os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” [Isaías 40:31]. “Juventude espiritual” é o que aguarda os que esperam no Senhor, mesmo que estejam com idade avançada!

(*) OBSERVAÇÃO: A idade de Simeão não é descrita expressamente no Evangelho Segundo Lucas. Mas, há fortes indicativos do estado avançado de sua idade quando ele declara “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação” [Lucas 2:29 e 30], e quando se diz que “Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor” [Lucas 2:26].
A. M. Cunha

Um comentário:

Unknown disse...

Amèm!com è linda essa história de Simeão e Ana, Deus te abençòe ricamente meu filho.