sexta-feira, 12 de julho de 2019

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE JOÃO – Capítulo 15


Manter-se conectado a Cristo para manter-se vivo e produtivo no Reino de Deus, este é o precioso conteúdo divulgado pelo capítulo 15 do Evangelho Segundo João. Não há habilidade humana que seja capaz de conferir a qualquer pessoa, por mais admiráveis que sejam suas habilidades naturais, a condição de se manter vivo e produtivo no Reino de Deus. A origem desta condição é unicamente divina! A figura bíblica apresentada por Jesus ao expressar tão singular verdade possui os seguintes elementos:

[a] Cristo é a videira verdadeira, ou seja, a vida está Nele, pois Ele, unicamente Ele, é a origem da vida espiritual [João 15:1]; [b] O homem, se e somente se tiver experimentado o novo nascimento, é o ramo desta videira, devendo, portanto, manter-se verdadeiramente conectado a Cristo para se manter vivo e produtivo no Reino de Deus. O ramo, assim sendo, deve manter-se plenamente consciente de que, à parte de Cristo, jamais haverá vida e produtividade [João 15:5]; [c] O Pai Celestial é o agricultor, Aquele que realiza o “corte” e a “poda” dos ramos.

O princípio é bem simples e direto: O ramo sem fruto, e que, portanto, não está verdadeiramente conectado à árvore, deve ser cortado fora. Por outro lado, o ramo com fruto, deve ser podado “para que produza mais fruto ainda” [João 15:2]. Há, como afirmado acima, um importante princípio espiritual revelado neste capítulo: Estar verdadeiramente conectado a Cristo é um intransferível e insubstituível requisito para se manter vivo e produtivo no Reino de Deus. Jesus resume a essência deste princípio nas seguintes palavras: “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” [João 15:4].
A. M. Cunha

Nenhum comentário: