quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL


“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:1-2

Paulo inicia a exposição bíblica deste precioso capítulo transmitindo a ideia a apresentação do nosso corpo a Deus. O vocábulo grego traduzido por “apresenteis” é παριστάνω [paristemi], que possui interessantes usos na língua grega, tais como: [a] colocar ao lado ou próximo a; [b] deixar à mão ou colocar uma pessoa ou algo à disposição de alguém; [c] apresentar uma pessoa para outra ver e questionar; [d] trazer ao próprio círculo de amizade ou íntimidade. Paulo poderia ter em mente qualquer um destes usos, pois o nosso ato de entrega a Deus revela [a] proximidade, [b] disponibilidade, [c] vulnerabilidade e [d] intimidade.

De acordo com esta porção das Escrituras, existem três importantes configurações que nossa vida deve assumir para que então, a ofereçamos a Deus: Nossa vida deve ser: [1] Um sacrifício vivo; [2] Um sacrifício santo; e [3] Um sacrifício agradável.

[1] O sacrifício deve ser vivo, pois a nossa vida somente pode ser aceita se houver vida espiritual, ou seja, o ofertante tiver experimentado o novo nascimento. A Bíblia nos fala de um testemunho segundo o qual “Deus nos deus a vida eterna; e esta vida está no seu filho” [1 João 5:11].

[2] O sacrifício deve ser santo, pois sem a santificação ninguém verá o Senhor [Hebreus 12:14]. A santificação não se resume a conjunto de atitudes pelas quais fazemos ou deixamos de fazer algo. A santificação é a própria pessoa de Jesus em nossa vida, pois nós, os que nascemos de novo, somos de Deus, “em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus [...] santificação” [1 Coríntios 1:30].

[3] O sacrifício deve ser agradável, pois o ofertante deve promover a entrega de sua vida mediante a fé, uma vez que, sem fé é impossível agradar a Deus [Hebreus 11:6], pois aquele que é da fé não retrocede para a perdição, mas avança nos caminhos da “conservação da alma” [Hebreus 10:39].
A. M. Cunha

Nenhum comentário: