sábado, 14 de dezembro de 2019

VIGÉSIMA SEÇÃO – SALMO 119:156

Salmo 119:156 – “Muitas, Senhor, são as tuas misericórdias; vivifica-me, segundo os teus juízos”. Este versículo está dividido em duas seções. A primeira delas é uma constatação: as misericórdias do Senhor são muitas! A segunda delas é uma súplica: vivifica-se, segundo os teus juízos! A súplica aqui contida parece referir-se ao desejo do salmista de experimentar em sua vida a misericórdia que ele havia constatado ao longo das Escrituras Sagradas. É como se ele dissesse: Eu quero experimentar as misericórdias que eu vejo e constato nas Escrituras! O vocábulo hebraico חָיָה [chayah], traduzido por “vivifica-me”, apresenta o seguinte conteúdo semântico: ter vida, permanecer vivo, sustentar a vida, viver prosperamente, viver para sempre, reviver, ter a vida ou a saúde recuperada, reviver, ser reanimado, reanimar, reavivar, revigorar. É firme, portanto, a consciência do salmista de que a fonte desta vivificação está na Palavra de Deus, por isso suas palavras na segunda seção deste versículo é: “vivifica-me, segundo os teus juízos”! A essência deste versículo aponta para o fato de que a razão última de nossas orações e o precioso conteúdo de nossas palavras enquanto oramos devem estar pautados nas Sagradas Escrituras!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: