domingo, 27 de abril de 2014

UMA NOVA PASSAGEM

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.”
I João 3:14-18

É maravilhosa a conexão que existe entre o Evangelho de João e a Primeira Carta de João. Por exemplo, o Evangelho nos fala sobre “passar da morte para a vida”, com a seguinte afirmação:

“Em verdade, em verdade vos digo quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
João 5:24

Existem três importantes afirmações que são feitas com relação àquele que ouve a Palavra de Jesus e crê em Deus que O enviou: 1) Tem a vida eterna; 2) Não entra em juízo; e 3) Passou da morte para a vida.

O anúncio contido nestas palavras proferidas por Jesus é esclarecedor, na medida em que se mostra revelador da realidade de que toda a humanidade encontra-se em estado de morte. A Bíblia afirma em Romanos 5:12, que  “a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Em decorrência, percebemos que o pecado foi responsável pela passagem da morte a todos os homens.

Agora, porém, o Senhor Jesus nos oferece “uma nova passagem”, desta vez, da “morte para a vida”.

O apóstolo João nos apresenta uma realidade muito prática destinada a responder à seguinte pergunta: “Como podemos saber que já passamos da morte para a vida?” O amor é erguido como um poderoso veículo para responder a esta pergunta, a partir da seguinte perspectiva: “Amar os irmãos é a segura evidência de que passamos da morte para a vida.” Por via de consequência, “aquele que não ama permanece na morte.”

O apóstolo João nos assegura que “aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (I João 4:20). Amar reclama atitudes profundamente práticas, tais como “dar nossa vida pelos irmãos.” (I João 3:16) e abrir o coração sempre que “seu irmão padecer necessidade” (I João 3:17).

Não podemos passar pelo caminho de fecharmos o nosso coração para as necessidades de nossos irmãos (sejam eles da família natural, da família espiritual ou de ambas as famílias). Fechar o coração para as necessidades de nossos irmãos é uma evidência de que o amor de Deus não permanece em nós, conforme I João 3:17.


Em decorrência disto, o apóstolo João encerra suas orientações com respeito à passagem da morte para a vida com a seguinte afirmativa: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” (I João 3:18).

Nenhum comentário: