sexta-feira, 2 de maio de 2014

A MÃO CONDUTORA DO SENHOR DESPERTA DESEJOS ELEVADOS NA ALMA

Depois de desfrutar do cuidadoso pastoreio do soberano Deus, conforme se observa na expressão “O Senhor é o meu pastor”, o Salmo 23 nos apresenta mais uma graciosa perspectiva deste majestoso apascentar: O Senhor faz despertar na alma dos Seus discípulos desejos espirituais que, de outra sorte, jamais seriam despertados. O salmista não promove, por si mesmo, o surgimento destes desejos espirituais.

Observe a doçura da expressão “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.” (Salmo 23:2). Note a passividade que pode ser percebida na conduta do salmista:

O salmista não realiza esforços pessoais para repousar em pastos verdejantes. O Senhor é que o faz repousar. O desejo do salmista para repousar nos pastos verdejantes não brota de si mesmo, mas o Senhor promove o surgimento deste desejo. O homem, em sua natureza caída, não detém a natural aptidão para desejar coisas celestiais. Tal desejo decorre de uma profunda infusão da graça divina na vida humana.

O salmista, por si mesmo, não caminha para junto das águas de descanso. O Senhor é que o conduz para esta zona de refrigério. Nenhum homem, em sua natural condição, deseja estar próximo das águas de descanso do Espírito de Deus. Tal desejo é despertado pelo próprio Senhor.

Estes desejos estão vinculados a duas importantes esferas na vida do discípulo de Cristo: a) A esfera da alimentação espiritual, pois os “pastos verdejantes” apontam para a Palavra de Deus como alimento para a alma faminta; b) A esfera da comunhão do Espírito Santo, pois as “águas de descanso” apontam para o Espírito Santo como descanso para a alma cansada.

Os traços da soberana presença de Deus podem ser vistos no versículo 2 deste gratificante Salmo. Dele: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.

Bom desfrute a todos.

Nenhum comentário: