quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

(41) Frutos da Palavra – “Vem e vê”: Um caminho para uma experiência com Cristo


Oração

Senhor Jesus, dá-me graça para aceitar o convite “Vem e vê” e dá-me ousadia para, aproximando-me de Ti, poder dizer: “Vem e vê”. Que não exista em minha alma espaço para a incredulidade, ao contrário, que eu possa vê-la derrotada em minha vida.

Textos sementes
“Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.”
João 1:46
“E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê!”
João 11:34
Comentário
A expressão “vem e vê” aparece duas vezes no evangelho de João. Em sua primeira aparição, temos a história dos primeiros discípulos de Jesus e o seu encontro com Natanael. A segunda ocasião em que esta expressão aparece dá-se quando da ressurreição de Lázaro.
A primeira ocasião: Filipe havia atendido ao chamado do Senhor Jesus para segui-Lo (João 1:43). Levando a sério sua tarefa de seguidor de Jesus, Filipe aborda Natanael afirmando que Jesus era “aquele de quem Moisés escreve na lei, e a quem se referiam os profetas” (João 1:45). Natanael ofereceu-lhe resistência inicial argumentando que, por ser Nazareno, Jesus não poderia ser aquele a respeito de quem Moisés escreveu e a respeito de quem os profetas se referiram. Natanael concluiu sua resistência com o seguinte questionamento: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (João 1:46). Filipe não entrou em discussões com Natanael, limitando-se a convidá-lo a, simplesmente, ver. Eis as palavras de Filipe a Natanael: “Vem e vê”.
A segunda ocasião: Jesus finalmente chegou à cidade de Betânia, encontrando Seu amigo Lázaro morto. Tendo Maria prostrada aos Seus pés, Ele ouviu sua angústia: “Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11:32). Agitando-se no espírito e comovendo-se, Jesus perguntou: “Onde o sepultastes?” (João 11:34). Tal pergunta indica que Jesus estava disposto a enfrentar a situação mortal que acometia aquela família em Betânia. A resposta não veio de apenas uma pessoa, pois o texto deixa evidente que mais de uma pessoa ofertou a Cristo a resposta para Jesus, por isso se diz: “Eles lhe responderam” (João 1:34). A resposta foi “vem e vê!” (João 1:34).
Na primeira ocasião, a expressão “Vem e vê” foi um convite ao homem, no caso, Natanael, para experimentar o poder transformador do Messias prometido. Na segunda ocasião, o convite foi feito a Cristo, aquele que detém o poder da ressurreição! Na primeira, o homem é chamado a experimentar Cristo. Na segunda, Cristo é chamado a manifestar o Seu poder. No entanto, seja na primeira ocasião, seja na segunda, o fim último seria a derrota da incredulidade! Ao experimentar Cristo, Natanael teve sua incredulidade derrotada, conforme João 1:49, onde lemos: “Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!. Tão logo chegou próximo ao túmulo onde jazia Lázaro, Jesus o chamou para fora (João 11:43). Imediatamente Lázaro ressuscitou e saiu do túmulo (João 11:44). A conclusão deste milagre foi a seguinte: “Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.” (João 11:45). A incredulidade foi novamente derrotada!
Que possamos nos deparar com este maravilhoso convite, seja para que experimentemos Cristo, seja para vê-lo manifestar o Seu poder, e assim, contemplarmos a derrota da incredulidade!

A. M. Cunha


Gravura extraída de: http://ocontornodasombra.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html

Nenhum comentário: