segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [05]


“Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.”
Gênesis 4.8

Breve análise:
Como o pecado encontra no coração humano um fértil terreno para aprofundar suas raízes! Foi no coração humano, conforme Gênesis 3.6, que o pecado encontrou raízes para voltar-se contra Deus. Agora, em Gênesis 4.8, o pecado encontrou raízes para voltar-se, não apenas contra Deus, mas contra o próximo. Em Gênesis 3.6, o pecado decorre da morte do relacionamento do homem com Deus, agora em Gênesis 4.8, o pecado advém da morte do relacionamento do homem com o seu próximo.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Quando existe uma ruptura no relacionamento do homem com o seu próximo, isto é sinal de que o pecado já encontrou raízes no coração humano. É meu dever diário verificar cuidadosamente a existência destas raízes em meu coração.

Oração:
Gracioso Deus, todo pecado é uma ofensa contra a Tua pessoa, mesmo aquele que parece voltar-se unicamente contra o meu próximo! Guarda-me de pecar contra Ti, e se isto acontecer comigo, dá-me a graça de arrepender-me sem demora!

A. M. Cunha

Nenhum comentário: