sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [08]

“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Gênesis 12.1-3

Breve análise:
O chamado de Abrão era composto, não apenas por promessas, mas por mandamentos. Os mandamentos eram: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” e “Sê tu uma bênção!” [Gênesis 12.1 e 2]. Três verbos se destacam no mandamento: “Sair”, “Ir” e “Ser”. O sentido básico é: a) Para o verbo sair: “abandonar o que precisa ser abandonado”; b) Para o verbo ir: “ocupar o que precisa ser ocupado”; e c) Para o verbo ser: “ser um abençoador e não apenas um abençoado”.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estou consciente que quando afirmo, sou chamado por Deus, isto implica que devo abandonar tudo o que impede o meu progresso espiritual, prosseguir para conquistar o que me fará crescer espiritualmente e buscar ser mais um abençoador do que um abençoado?

Oração:
Ó Deus, o Teu chamado é radical, pois ele me convoca a deixar tudo o que possa impedir o progresso de minha alma, a conquistar aquilo que me fará crescer espiritualmente e a tornar-me um abençoador. Ajuda-me a vivenciar plenamente o Teu chamado!


A. M. Cunha

Nenhum comentário: