quinta-feira, 6 de novembro de 2014

(10) Frutos da Palavra – Cristo vem ao nosso encontro

Oração:
Que os meus olhos Te vejam, Senhor! Que o meu coração perceba que Tu vens ao meu encontro! Como Tu és maravilhoso, Senhor! Antes que eu venha a Ti, és Tu que vens a mim! Que eu jamais me esqueça disto: a Tua missão é “tirar o pecado do mundo”. Que a erva daninha da pecaminosidade seja, dia a dia, arrancada do meu coração, pois reconheço que também sou alvo da Tua missão

Texto semente:
“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
João 1:29
Comentário:
O texto de João 1:29 evidencia, pelo menos, três importantes revelações que podem ser resumidas nestas três sentenças: 1) Uma Visão; 2) Um discernimento; e 3) Uma declaração.

Quanto à visão, diz-se que João viu o Senhor Jesus. No que se refere ao discernimento, o texto demonstra que João percebeu que Jesus vinha para ele. Por fim, a última sentença demonstra que João declarou o seguinte: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!.
Sem dúvida, estas três sentenças são evidências de uma maturidade espiritual. Não nos esqueçamos, porém, da expressão que inicia o texto de João 1:29: “No dia seguinte”. Isto significa que a maturidade demonstrada neste verso decorre de fatos que aconteceram anteriormente. Quais seriam, pois estes fatos?

a) Perceber-se como alguém que serve ao Senhor: Os versículos 19 a 23 falam do testemunho de João acerca da seguinte pergunta: “Quem és tu?”. A resposta de João deixa claro que ele percebia a si mesmo como sendo alguém que está a serviço de Deus. Observe o que ele diz: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor”. Isto significava que João estava preparando o caminho para o Senhor. Assim, João estava a serviço de Deus.
b) Perceber a sublimidade de Jesus: Após ter uma clara percepção a respeito de si mesmo, João faz uma maravilhosa declaração que evidencia a sublimidade de Jesus ao dizer o seguinte: “no meio de vós, está quem vós não conheceis, o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias”, conforme se vê nos versículos 26 e 27.

De tudo isto podemos extrair a seguinte lição: Aquele que a si mesmo se percebe como servo de Deus e reconhece a sublimidade de Jesus adquire a aptidão para ver a Jesus, discerne que Jesus sempre toma a iniciativa de vir ao encontro do homem e é capaz de, não apenas perceber, mas declarar diante dos homens qual é a missão de Jesus, a saber, “tirar o pecado do mundo”.

A. M. Cunha

Nenhum comentário: