terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [16]

“Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou, arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.”
Gênesis 33.4

Breve análise:
O temido encontro enfim aconteceu: Jacó encontrou-se com Esaú, seu irmão. O mesmo Esaú que queria matá-lo, por isso Jacó o temia. Jacó temia morrer, mas encontrou o abraço de seu irmão. Um choro incontido seguiu-se ao abraço e ao beijo! O ódio de Esaú foi radicalmente transformado em amor! Jacó, tendo contemplado o rosto de seu irmão, curvou-se diante do poder transformador de Deus e disse: “vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.” (Gênesis 33.10).

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
A obediência de Jacó fez com que ele percebesse o transformador poder de Deus, pois aquele encontro mortal transformou-se no encontro do abraço. Jacó teve condições, enfim, de ver o semblante de Deus no rosto do seu irmão.

Reflexão:
Tenho visto o semblante de Deus no rosto dos meus irmãos? Estou ciente de que é a minha obediência a Deus que me fará transpor a cegueira espiritual, de modo que eu possa ver o semblante de Deus no rosto de meu irmão?


Oração:
Querido Deus, torna-me um servo obediente. Faça-me ver o Teu semblante no rosto do meu irmão. Que ao longo de minha vida eu não tenha encontros mortais, mas encontros de abraço com os meus irmãos.


A. M. Cunha