quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [17]

“Levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei.”
Gênesis 35.3

Breve análise:
O Jacó maduro é, sem dúvida, um Jacó obediente. Observe a ordem divina: “Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.” (Gênesis 35.1). As tarefas de “levantar-se” e de “subir” foram compartilhadas por Jacó com sua família e todos os que com ele estavam, porém, a tarefa de “fazer um altar”, ele a assumiu para si somente. Observe suas palavras: “Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia”.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Existem decisões que podemos e devemos compartilhar com a família e com todos os que conosco estão. No entanto, a construção de um “altar pessoal” é uma intransferível decisão, ninguém pode fazê-la por nós e não podemos promovê-la em favor dos outros.

Reflexão:
Tenho por hábito compartilhar minhas decisões com minha família? E quanto à construção de “meu altar pessoal”, tenho assumido esta tarefa como minha somente? Tem sido comum o fato de transferi-la para que outro o faça por mim?

Oração:
Senhor meu Deus, faça-me compartilhar as decisões que podem e devem ser compartilhadas e ter como intransferível a tarefa de construir meu “altar pessoal de comunhão contigo”, pois somente a mim cabe construí-lo.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: