sábado, 12 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [18]

“E edificou ali um altar e ao lugar chamou El-Betel; porque ali Deus se lhe revelou quando fugia da presença de seu irmão.”
Gênesis 35.7

Breve análise:
A percepção espiritual de Jacó foi profundamente influenciada pela maturidade que ele adquiriu ao longo dos anos. Em Gênesis 28.19, quando ainda era um fugitivo amedrontado, Jacó chamou Betel à cidade de Luz, o lugar onde repousara de sua fuga. No entanto, após experimentar o caminho do amadurecimento e percebendo que não havia mais o que temer, pois Deus era com ele, e a face do seu irmão, seu antigo algoz, agora era como a face de Deus, Jacó dá um novo nome a este mesmo lugar: El-Betel. Betel significa a “casa de Deus” e El-Betel quer dizer “o Deus da casa de Deus”.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Quando o lugar era apenas Betel, Jacó fez um voto condicional (Gênesis 28.20-21). Era como se ele dissesse: Na casa de Deus eu imponho as condições. Quando já estava maduro, e seguia firmemente o caminho da obediência sujeitando-se à soberania de Deus, Jacó chama àquele lugar de El-Betel. Era como se ele dissesse: Na casa de Deus quem dá as ordens é Deus!

Reflexão:
Tenho servido a Deus impondo minhas condições pessoais? Estou convicto de que para caminhar com Deus devo adequar minha vida às condições fixadas por Ele?

Oração:
Amado Deus, faça-me honrar a Tua soberania vivendo de acordo com os princípios fixados por Ti para a minha vida.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: