quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

DÉCIMA NONA SEÇÃO – SALMO 119:149




Salmo 119:149 – “Ouve, Senhor, a minha voz, segundo a tua bondade; vivifica-me, segundo os teus juízos.” Duas importantes dádivas são mencionadas pelo salmista neste precioso Salmo: [1] A dádiva de ser ouvido por Deus e [2] a dádiva de ser vivificado por Deus. Este texto bíblico não declara apenas as mencionadas dádivas, mas também o fundamento sobre o qual elas são asseguradas aos fiéis.

O fundamento da primeira, a dádiva de ser ouvido por Deus, é a bondade do Senhor, por isso o salmista clama: “Ouve [...] a minha voz, segundo a tua bondade”. A bondade do Senhor não é uma distante possibilidade para os fiéis. Ela está bem próxima do fiel e é perfeitamente experimentável por ele, como o salmista já havia afirmado: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom” [Salmo 34:8].

O fundamento da segunda, a dádiva de ser vivificado espiritualmente, é a Palavra de Deus, conforme se constata nas seguintes palavras do salmista: “vivifica-me, segundo os teus juízos”. Nesse segundo fundamento, o salmista percebia que a vivificação era uma dádiva prometida pelo Senhor em Sua Palavra [Salmos 119:107 e 154]. A vivificação é, portanto, uma promessa da Palavra de Deus!

Este Salmo é uma vibrante declaração da confiança do salmista: Ele confiava na bondade do Senhor para ouvi-lo e na promessa divina de que ele seria vivificado!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: