domingo, 9 de dezembro de 2018

JUSTIFICAÇÃO: PECADO PERDOADO, JUSTIÇA ATRIBUÍDA


“[1] Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; [2] por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. [3] E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança”
Romanos 5:1-3

A Bíblia afirma que “Não há justo, nem um sequer” [Romanos 3:10]. Isto ocorre porque “todos pecaram e carecem da glória de Deus” [Romanos 3:23]. Uma vez que “o salário do pecado é a morte”, o homem estaria irremediavelmente perdido, caso nada tivesse acontecido para modificar essa situação.

Nesse contexto, o que significa estar perdido? Conforme Isaías 59:2, significa estar separado de Deus, assim como ocorre entre nações que estão em guerra. A única coisa que modifica a separação provocada pelo pecado é a justificação; por isso se diz: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” [Romanos 5:1]. Estar justificado equivale a dizer que os pecados de uma pessoa foram perdoados, mediante a fé, e a justiça de Cristo foi colocada sobre este mesmo indivíduo [2 Coríntios 5:21].

A natural consequência da justificação é a paz com Deus! Paz aqui não seria apenas a ausência da guerra, mas também a absoluta e definitiva ausência da devastação e destruição decorrentes da guerra. Uma nação, pode até desfrutar da paz no pós-guerra, mas ainda assim pode estar enfrentando um lamentável estado de devastação e destruição provocado pela guerra.

Ser justificado por Deus, portanto, equivale a viver num pós-guerra sem que as sequelas da devastação e da destruição decorrentes da guerra continuem a existir, pois, “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” [2 Coríntios 5:17].
A. M. Cunha

Nenhum comentário: