domingo, 9 de dezembro de 2018

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MATEUS - Capítulo 11


O texto de Mateus 11:1 afirma que [...] tendo acabado Jesus de dar estas instruções a seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles”. De acordo esse texto, Jesus não apenas exercia a tarefa de instruir Seus discípulos, mas Ele também se dedicava pessoalmente à obra da evangelização: pregando nas cidades.

Alguns afirmam o seguinte, quanto à obra da evangelização: “Ovelha gera ovelha!”. Por trás desta afirmação pode existir uma perigosa insinuação, no sentido de que a tarefa de realizar a obra da evangelização é uma exclusividade das ovelhas, pois os “pastores” têm “apenas” a responsabilidade de instruírem o rebanho, preparando-o para a obra do ministério.

O que aqueles que são chamados à obra do pastoreio têm, na verdade, é o encargo adicional de instruir o rebanho para a obra do ministério, uma vez que a tarefa da evangelização lhes é inerente, pois eles, conquanto sejam pastores, ainda continuam a ser discípulos de Jesus, portanto, continuam sendo ovelhas. O que se lhes acrescenta como encargo adicional, portanto, é a tarefa de instruírem o rebanho de Deus, sem que com isso lhes seja suprimida a tarefa pessoal da evangelização!

Jesus, sabendo disso, não limitava Sua tarefa a instruir os Seus discípulos, tornando-os capazes de exercerem o seu ministério pessoal: Ele pessoalmente pregava o evangelho do Reino de Deus! Consequentemente, Jesus poderia dizer como Gideão: “Olhai para mim e fazei como eu fizer” [Juízes 7:17]. Por agir assim, Ele tinha autoridade para proferir as seguintes palavras para o Seu rebanho: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” [Mateus 11:28-29].
A. M. Cunha

Nenhum comentário: