quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A ANSIEDADE É DERROTADA PELA ORAÇÃO E PELA SÚPLICA COM AÇÕES DE GRAÇA

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
Filipenses 4:6-7

Em Filipenses 4:4, o apóstolo Paulo convida-nos a nos alegrarmos no Senhor; e ele o faz com insistência, por isso se diz: “outra vez digo: alegrai-vos”. Nenhuma alegria espiritualmente relevante tem origem exclusivamente na força do próprio homem; ela nos alcança como dádiva celestial, pois “perto está o Senhor” [Filipenses 4:5]. O Senhor, portanto, é a origem da nossa alegria!

A ansiedade, por outro lado, revela-se como uma força inibidora e, até mesmo, aniquiladora da alegria. O contraponto, no entanto, é a prática da oração e súplica com ações de graças, conforme descrito em Filipenses 4:6. A prática da oração é, a um só tempo, uma força que se contrapõe à ansiedade e um vigoroso mecanismo que nos aproxima da paz de Deus, pois “a paz de Deus [...] guardará o vosso coração” [Filipenses 4:7]. O coração e a mente, antes desprotegidos em função dos danos causados pela ansiedade, agora são alcançados pela força protetora da divina paz, que docemente se aproxima daquele que, com perseverança, trilha o caminho da prática da oração.

De acordo com a percepção do apóstolo Paulo, a ansiedade é uma peçonha terrível e mortal para o coração e para a mente. A paz de Cristo, porém, derrota a ansiedade e mantém sob constante proteção o nosso coração e a nossa mente.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: