quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A SALVAÇÃO É UMA RELAÇÃO ENTRE MISERICÓRDIA, REGENERAÇÃO E RESSURREIÇÃO


“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”
1 Pedro 1:3

A teologia apresentada nestes versículos está acuradamente centrada em três vocábulos: misericórdia, regeneração e ressurreição!

Misericórdia: Todo o projeto da salvação veio até nós em função da misericórdia divina. O apóstolo Pedro afirma que a salvação nos foi concedida segundo a muita misericórdia de Deus [I Pedro 1:3]. Já se disse pela graça recebemos o que não merecíamos, ao passo que, pela misericórdia, não recebemos o que merecíamos receber. Em outras palavras, não merecíamos a salvação, por isso fomos salvos pela graça [Efésios 2:5 e 8]. Noutra medida, merecíamos a condenação, mas em função da misericórdia divina não somos condenados[Romanos 3:23, Ezequiel 18:20-21].

Regeneração: O homem pecador está destituído da glória de Deus e não possui condições de se aproximar dele. Neste estado de queda, o homem “não pode ver [...] e não pode entrar no reino de Deus” [João 3:3 e 5], a menos que passe pela regeneração, ou seja, o experimente o novo nascimento [João 3:7].

Ressurreição: A obra realizada por Cristo no calvário precisava de uma consumação positiva. A consumação positiva seria a vitória de Cristo sobre a morte [Romanos 6:9], pois, como Ele poderia oferecer vida a alguém, se Ele mesmo permanecesse sob o domínio da morte? A ressurreição foi fundamental na obra redentora, uma vez que, sem ela a nossa fé seria vã e, consequentemente, ainda estaríamos sob a condenação do pecado [I Coríntios 15:17].  É por isso que Pedro afirma que Deus “... nos regenerou ... mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: