quinta-feira, 27 de setembro de 2018

AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO PODEM E NÃO DEVEM IMPEDIR A AÇÃO EVANGELIZADORA

“[1] Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; [2] mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.
1 Tessalonicenses 2:1-2

É extremamente gratificante saber que os apóstolos mantiveram-se fiéis ao mandado divino para evangelizar os tessalonicenses. De acordo com 1 Tessalonicenses 2:2 as circunstâncias que envolveram essa ação evangelizadora estavam profundamente desfavoráveis, pois eles haviam sido maltratados e ultrajados em Filipos.

Somente o Espírito Santo pode tornar a alma humana, maltratada e ultrajada pelas agruras da perseguição, numa alma disposta a anunciar o evangelho de Deus, ainda que em meio a muitas adversidades e lutas!

Conquanto as circunstâncias exteriores tenham sido desfavoráveis para a ação evangelizadora, a condição interior dos apóstolos mantinha-se fiel e disposta em cumprir a ordem divina para anunciar o Evangelho de Deus!

Com tal disposição interior, que não lhes permitia interromper a ação evangelizadora em função das lutas e desafios decorrentes da perseguição que lhes fora imposta, os apóstolos não apenas evangelizaram os tessalonicenses, como também colheram os frutos resultantes da sua obediência.

O salmista já havia compreendido tal realidade quando afirmou: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” [Salmo 126:5-6].
A. M. Cunha

Nenhum comentário: